Mulheres estão no comando da maioria das famílias cadastradas no maior programa de distribuição de renda do país
Mulheres estão no comando da maioria das famílias cadastradas no maior programa de distribuição de renda do paísDaniel Castelo Branco
Por O Dia
O Rio é a cidade brasileira com maior percentual de mulheres chefes de família: elas respondem por 81% do total de responsáveis inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal e por 87% dos que recebem o Bolsa Família. Com o objetivo de qualificar esse público para o mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social inicia, ainda em março, mês da mulher, o projeto Potência Feminina, uma parceria com as organizações Rede Mulher Empreendedora, Anjos da Tia Stelinha e o Google.
O projeto vai capacitar para o empreendedorismo e a empregabilidade cinco mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. "Além de enfrentar a crise econômica causada pela Covid-19, o Potência Feminina vai ao encontro da principal ferramenta com a qual trabalhamos para oferecer novas perspectivas à população vulnerável: formação educacional e qualificação para o trabalho e a obtenção de renda", explica a secretária Laura Carneiro.
Publicidade
A primeira turma teve início no último dia 8 e contou com 200 inscrições. A cada trimestre, 60 mulheres que fizerem a capacitação serão escolhidas para participar de uma atividade de aceleração de negócios - que é o apoio para a ideia alçar voo - potencializando a implantação ou ampliação de pequenas iniciativas de geração de renda. As seis mulheres que mais se destacarem nas acelerações receberão até R$ 10 mil para o desenvolvimento do seu negócio.
Meta ultrapassada
Publicidade
O Rio também atingiu e ultrapassou este mês, pela primeira vez na história, a meta de população assistida pelo Bolsa Família. Foram inseridas no programa 30 mil novas famílias, totalizando 298.423 beneficiados - 5.104 a mais do que a meta (293.319) estipulada pelo governo federal, com base no Censo de 2010. Das novas famílias atendidas, 74% são chefiadas por mulheres. Os percentuais cariocas do Bolsa Família são os maiores do país e estão próximos aos do Brasil - com 88% de mulheres à frente do programa e 81% do CadÚnico.