Sem máscara no calçadão
Sem máscara no calçadãoLuciano Belford
Por O Dia
Rio - O enfrentamento à pandemia de coronavírus no Rio de Janeiro têm dividido os gestores das cidades do estado. Em reunião na sexta-feira no Palácio Guanabara, os prefeitos Eduardo Paes e Axel Grael, de Niterói, defenderam medidas mais duras para conter o avanço da covid. Do outro lado, os demais prefeitos não chegaram a um consenso. Paes já adiantou que quer antecipar os feriados de abril, o que daria 10 dias sem atividades, abrangendo apenas serviços essenciais.
"Na segunda (amanhã) espero anunciar novas medidas em consonância com o governo do estado. Na cidade do Rio elas virão. Nosso foco é na Ciência e em salvar vidas. Entendemos a complexidade das nossas decisões mas esse é um momento de solidariedade e empatia", escreveu Paes no Twitter. Neste domingo haverá outra reunião entre prefeitos e Cláudio Castro, governador em exercício, que se reuniu neste sábado com empresários.
Publicidade
Confusão em praia
Uma confusão envolvendo um banhista, uma ciclista e agentes da Guarda Municipal chamou a atenção de quem passava pela orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã deste sábado (20). A briga começou quando a Guarda Municipal abordou um homem na areia e sem máscara, por volta das 13h. Em flagrante feito pela equipe do jornal O DIA, é possível ver que o homem, contrariado, discutiu com os agentes. Apesar de não estar com nenhuma mercadoria, ele dizia ser ambulante. Uma mulher interpelou os guardas e passou a apoiar o homem. Vale ressaltar que, de acordo com o novo decreto, está proibido o exercício de qualquer atividade econômica, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante. A confusão terminou com a mulher levada à delegacia por desacato, após xingar agentes da GM.

"Eu trabalho na praia, preciso sustentar minha família. Você (referindo-se ao agente) tem seu salário todo mês, eu não. Minha família está em casa e eu trabalho na praia. Não quero esmola, eu quero trabalhar. Por que não posso trabalhar?". 
No calçadão, a discussão continuou e uma mulher que passava pelo local de bicicleta se envolveu na confusão e acabou sendo levada por agentes da Guarda Municipal e conduzida a 13ª DP (Ipanema) após desacatá-los. Sem máscara ela gritava: "Deixa ele, vai embora, praga. O cara quer trabalhar". O caso foi registrado na unidade policial.

Mesmo com a confusão, a manhã do primeiro dia do decreto que proíbe a permanência nas areias e banho de mar, foi de praias vazias na Zona Sul do Rio. No entanto, no calçadão a movimentação continuou intensa e com muitas pessoas sem máscara.

Equipes da Guarda Municipal seguem fazendo a fiscalização na orla. Na praia do Arpoador, poucas pessoas se arriscaram a entrar no mar. Um casal tentou sentar na areia, mas logo foram abordados pelos agentes da Guarda Municipal. Não houve resistência por parte dos banhistas. 
Publicidade
Proibições na cidade do Rio
I - a permanência de indivíduos nas areias das praias, em qualquer horário, incluindo-se a prática de esportes, o banho de mar e o exercício de qualquer atividade econômica, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante e a prestação de serviço de qualquer natureza;
II - a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no Município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem, neste caso, reserva de hospedagem;
III - o estacionamento de veículos automotores em toda a orla marítima, exceto para os moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis;
IV - utilização das pistas de rolamento das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica e de ambos os sentidos das pistas de rolamento do Aterro do Flamengo como áreas de lazer.