Serra da Mata da Santa Eugênia
Serra da Mata da Santa EugêniaWellington Alves / Reprodução
Por Jorge Costa*
Rio - Moradores de Paciência, na Zona Oeste do Rio, defendem a preservação da Serra da Mata da Santa Eugênia, onde fica o conhecido morro do Rio Rural, que corre o risco de fechamento por parte do setor imobiliário para que seja feita a construção de prédios residenciais .Nesta quarta (24), o abaixo-assinado alcançou aproximadamente 3523 assinaturas em defesa da manutenção do lugar.

O espaço contém uma extensa área verde e é conhecido por ser uma área de aventura, pois diversas pessoas costumam sobrevoar de parapente na região, e também é um local utilizado por praticantes de trilhas e esportes ao ar livre. Além disso, a Serra da Mata de Santa Eugênia também é responsável por abastecer o rio Cação Vermelho, que corta os bairros de Santa Cruz, Paciência e Cosmos.

Os representantes do grupo AJA Paciência, que possui mais de 23 mil membros no Facebook, foram responsáveis pela criação do abaixo-assinado. A organização atua em defesa da preservação da Serra da Mata. O movimento é articulado por Wellington Alves, em conjunto com a ativista, Bruna Vargas, e o vice-presidente do Clube de Parapente, Leandro Almeida.
Alves mencionou que o grupo conseguiu realizar uma reunião no início do mês com o subprefeito da Zona Oeste, Edson Menezes, em conjunto com o secretário de desenvolvimento e tecnologia, William Coelho, para discutir sobre o tema.

Ele ainda disse que durante o último encontro, foi prometido uma segunda reunião com o secretário de meio ambiente, Eduardo Cavaliere, para que ele participasse da discussão e ouvisse o movimento, mas até o momento, não houve mais comunicação para tratar do tema e o morro continua sob risco de ser cedido à iniciativa privada.

Alves defende que além da preservação do espaço, a região da Serra da Mata de Santa Eugênia também deve ser classificada como área de proteção ambiental. "Estamos brigando por um patrimônio que é rico tanto em flora quanto em fauna, e não é só para Paciência, mas todo o Rio de Janeiro. Não podemos deixar as nossas florestas acabarem com uma construção desordenada como tem acontecido. A prefeitura tem feito vista grossa para a situação, e com isso, o desmatamento tem sido muito grande”, afirmou.

Em  nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) disse que está finalizando os estudos para proteção da área em questão e reafirma que a defesa dura do meio ambiente é compromisso da pasta. A secretaria também menciona que não será permitidas construções em áreas ambientalmente protegidas.
Publicidade
No abaixo-assinado o documento menciona: “Não podemos deixar esse lindo lugar virar um local cheio de prédios e ficar urbanizados, um local que para muitos é uma área de lazer, não podemos ficar parados e deixar isso acontecer”.

Confira abaixo o link para acessar o abaixo-assinado digital:
Publicidade
 Confira uma galeria de fotos feitas na Serra da Mata de Santa Eugênia, compartilhadas por Wellington para o jornal. 
Publicidade
 *Estagiário sob supervisão de Cadu Bruno