Em 2016, tentativa de roubo a banco teve intenso tiroteio e carros incendiados, em Angra dos Reis
Em 2016, tentativa de roubo a banco teve intenso tiroteio e carros incendiados, em Angra dos ReisWhatsApp O DIA
Por
De acordo com a Polícia Civil, Rosca atuava de forma independente mas com grandes articulações no universo do crime. Para participar das duas explosões aos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, em Paraty, na Costa Verde, em março de 2018, por exemplo, Rosca fechou negócios até fora do estado.
Segundo as investigações, ele viajou até Aparecida do Norte, em São Paulo, para buscar os explosivos com um criminoso, identificado como Adenilson, que vinha de Santos, no litoral paulista.

Além disso, Rosca também tinha relação com lideranças do tráfico da região, ligadas ao Comando Vermelho (CV), como Willemsen Luiz da Silva, o Vidigal ou Serrinha, que está foragido, e Elmo Silva Lopes Junior, o Juninho Nazaré, que está preso. Os traficantes, inclusive, o ajudaram no ataque aos bancos de Paraty.

"Esse ataque de 2018 contou com a participação de vários integrantes do tráfico. Essa ligação era para prestar segurança, de tudo. Desde a chegada ao local, com olheiros vigiando se tem viatura chegando, se comunicando com rádios comunicadores, que é uma estrutura que o tráfico já tem, e também em armamentos, para caso haja confronto. E o lucro do roubo já é previamente acertado", esclareceu Gustavo Castro.

Segundo a DRF, Rosca também participou de cinco ataques a caixas eletrônicos, em Angra dos Reis, e dois contra cofres fortes do Banco do Brasil, em Paraty, em 2016. Na ocasião, a polícia o classificou como alguém que "possui conhecimento de maquinário e de explosivos. Auxiliou na colocação dos explosivos. Também foi o responsável por pilotar embarcação para levar os elementos ao lugar do crime, bem como dar fuga àqueles".

Rosca ainda é suspeito de participar de um roubo a banco em Angra dos Reis, em fevereiro, quando houve intenso confronto pelas ruas da cidade e parte dos bandidos fugiram a bordo de uma lancha.