O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o prefeito Eduardo Paes apresentam o boletim epidemiológico da cidade do Rio
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e o prefeito Eduardo Paes apresentam o boletim epidemiológico da cidade do RioReprodução
Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta sexta-feira, 742.615 casos confirmados e 44.406 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 4.771 novos casos e 441 mortes, o que significa o segundo maior números de óbitos no estado desde o início da pandemia. O recorde havia sido no dia 17 de abril, com 446 mortes.
A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,98%, a maior do país. Entre os casos confirmados, 686.517 pacientes se recuperaram da doença.
Publicidade
Segundo o painel de dados desenvolvido pela pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia intensiva (UTI) para a covid-19 no estado é de 86,4%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 64,6%.
Maior número de mortes em um mês
Publicidade
Abril foi o mês, desde o início da pandemia, em que teve o maior número de mortes por Covid-19 no Rio. Até a tarde desta sexta-feira, 6.788 pessoas morreram da doença, de acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil. Até o momento, maio de 2020 tinha sido o mais mais letal da pandemia, com 6.778 óbitos.  
CPI da covid
Publicidade
A CPI da covid pretende apurar se houve destinação de recursos públicos pelo governo federal para promover campanhas de desinformação durante a pandemia, como publicidades a favor do tratamento precoce — comprovadamente ineficaz para tratar pacientes de covid-19.
A apuração foi incluída nesta sexta-feira no plano de trabalho da comissão pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL).
Publicidade
O relator da CPI também pede a cópia de todos os atos e processos administrativos, documentos atos normativos que tratem das estratégias e campanhas do Ministério da Saúde e da Comunicação para o enfrentamento à covid-19.
Segundo Calheiros, é "imprescindível analisar quais foram as estratégias adotadas pelo governo federal para o enfrentamento da pandemia, sobretudo as campanhas de comunicação que foram lançadas e os gastos efetivados".