Funcionários da Viação Acari resolvem parar para cobrar atraso de salários e benefícios
Funcionários da Viação Acari resolvem parar para cobrar atraso de salários e benefíciosReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
O Sindicato dos Rodoviários do Rio agendou para a próxima terça-feira uma assembleia com todos os motoristas e cobradores que trabalham na Viação Acari. No encontro, marcado para a sede da entidade, em Rocha Miranda, devem ser levantadas as pautas dos profissionais que estão com salários e benefícios atrasados. 
De acordo com José Carlos Sacramento, vice-presidente do sindicato, a crise financeira que atinge o sistema de transportes urbano de passageiros é muito mais grave do que o anunciado. "A Viação Acari é apenas mais uma que está se somando às 17 outras empresas que já fecharam as portas nos últimos oito anos", disse.
Publicidade
Ainda segundo o vice-presidente, a reunião também deve incluir a discussão da homologação das rescisões dos 600 profissionais da empresa que além de salários não receberam benefícios como cesta básica, 13º e vale refeição. 
Presidente do Sindicato dos Rodoviários, Sebastião José explicou que, na teoria, o fechamento da Viação Acari não deveria impactar nos usuários das linhas da empresa. "A obrigação de colocar as linhas para funcionar é dos consórcios, não das empresas. Se uma empresa sai, as outras precisam continuar prestando um serviço. A gente sabe que isso leva um tempo, né? nesse primeiro dia, menos de 40% dos carros que teriam que rodar nas linhas da acari rodaram. então temos que aguardar até segunda-feira para ver se os consórcios vão repor esses carros e se vai voltar a normalidade", pontuou.
Publicidade
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que recebeu um ofício do Consórcio Internorte sobre a assembleia. "A SMTR ressalta que cabe ao consórcio a responsabilidade pela operação das linhas e pelo gerenciamento das empresas que integram o grupo. Os itinerários deverão ser supridos para não deixar os usuários desassistidos. O cumprimento do contrato do consórcio com a prefeitura será fiscalizado", afirmou.
Com 150 ônibus na frota, a Viação Acari opera na cidade há 59 anos e faz parte dos consórcios Internorte e Transcarioca, transportando diariamente cerca de 40 mil passageiros nos trajetos entre as Zonas Norte e Sul, além do Centro da cidade.