Geral - Começa a aplicaçao da vacina Pfizer/BioNTech. Ela começou a ser feita nesta terça-feira (4) em 250 pontos de saude da cidade do Rio. A capital recebeu do estado 46.800 doses do novo imunizante e distribuiu os lotes para os grupos prioritarios estabelecidos no calendario de vacinaçao. Na foto, secretario municipal de saude, Daniel Soranz, prepara dose para vacinaçao na Clinica da Saude Estacio deSa, no Rio Comprido, zona norte do Rio.
Geral - Começa a aplicaçao da vacina Pfizer/BioNTech. Ela começou a ser feita nesta terça-feira (4) em 250 pontos de saude da cidade do Rio. A capital recebeu do estado 46.800 doses do novo imunizante e distribuiu os lotes para os grupos prioritarios estabelecidos no calendario de vacinaçao. Na foto, secretario municipal de saude, Daniel Soranz, prepara dose para vacinaçao na Clinica da Saude Estacio deSa, no Rio Comprido, zona norte do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou, nesta quarta-feira, que o calendário de vacinação do Rio será antecipado. Até o fim desta semana, pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais poderão receber a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos e que têm doença renal crônica estão incluídas neste novo calendário. 
No Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, comemorou o avanço do calendário de vacinação. "Conseguimos acelerar um pouco mais o nosso calendário. Sei que são muitas mudanças mas aqui chega vacina e nós queremos aplicar", afirmou.
Publicidade
A secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, reconheceu a inclusão de pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos no calendário de vacinação. “Agradeço imensamente o engajamento do Prefeito Eduardo Paes em acelerar a vacinação das pessoas com deficiência”, disse.
Publicidade
Desde a segunda-feira, 26, gestantes e puérperas de qualquer idade também podem se vacinar no município. Além desses grupos, pessoas com comorbidades da lista do Plano Nacional de Imunização, com deficiência permanente e trabalhadores de categorias como da saúde, da limpeza urbana e segurança podem receber as doses da imunização.
Para conseguir se vacinar, basta levar a identificação original com foto, o número de CPF e um documento que comprove que faz parte de algum grupo prioritário. A SMS também pede que, caso tenha, leve a carteira de vacinação. 
Publicidade
CoronaVac
A Prefeitura do Rio também anunciou, nesta quarta-feira, que a aplicação da segunda dose de CoronaVac será feita a partir de hoje (5) até sexta-feira (7) para idosos com 67 anos. No sábado (8), será a vez dos idosos com 66 anos receberam a segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que as doses serão aplicadas exclusivamente no período da manhã.