Novo calendário de vacinação do Rio
Novo calendário de vacinação do RioFoto: Reprodução / Twitter
Por O Dia
Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou, nesta quarta-feira, que o calendário de vacinação do Rio será antecipado. Até o fim desta semana, pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais poderão receber a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus. Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos e que têm doença renal crônica estão incluídas neste novo calendário. 
No Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, comemorou o avanço do calendário de vacinação. "Conseguimos acelerar um pouco mais o nosso calendário. Sei que são muitas mudanças mas aqui chega vacina e nós queremos aplicar", afirmou.
Publicidade
A secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, reconheceu a inclusão de pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos no calendário de vacinação. “Agradeço imensamente o engajamento do Prefeito Eduardo Paes em acelerar a vacinação das pessoas com deficiência”, disse.
Publicidade
Desde a segunda-feira, 26, gestantes e puérperas de qualquer idade também podem se vacinar no município. Além desses grupos, pessoas com comorbidades da lista do Plano Nacional de Imunização, com deficiência permanente e trabalhadores de categorias como da saúde, da limpeza urbana e segurança podem receber as doses da imunização.
Para conseguir se vacinar, basta levar a identificação original com foto, o número de CPF e um documento que comprove que faz parte de algum grupo prioritário. A SMS também pede que, caso tenha, leve a carteira de vacinação. 
Publicidade
CoronaVac
A Prefeitura do Rio também anunciou, nesta quarta-feira, que a aplicação da segunda dose de CoronaVac será feita a partir de hoje (5) até sexta-feira (7) para idosos com 67 anos. No sábado (8), será a vez dos idosos com 66 anos receberam a segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que as doses serão aplicadas exclusivamente no período da manhã.