Policiais civis fizeram uma operaçao na favela do Jacarezinho, na Zona Norte, na manha de hoje
Policiais civis fizeram uma operaçao na favela do Jacarezinho, na Zona Norte, na manha de hojeReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - Jornais de diversas partes do mundo destacaram a operação mais letal da Polícia Civil que aconteceu nesta quinta-feira na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Na Inglaterra, por exemplo, o jornal The Guardian chamou a atenção para as fotos do local, que mostrava sangue e balas cravejadas nos muros. "At least 25 killed in city’s deadliest police raid on favela — Pelo menos 28 mortos na operação policial mais mortal da cidade na favela", dizia a chamada do jornal.
Já o New York Times, dos Estados Unidos, citou as falas de ativistas de Direitos Humanos e a imprensa, que afirmaram que a operação foi a recordista de mortes. "Policiais e ativistas de direitos humanos consideraram a operação de quinta-feira em um distrito controlado por traficantes de drogas a mais letal da história da cidade".
Publicidade
O jornal americano lembrou também que na ação, dois passageiros ficaram feridos enquanto estavam dentro do metrô, na estação Triagem. 
Já a rede BBC afirmou que o Rio de Janeiro é um dos estados mais violentos do Brasil. Disse ainda que vastas áreas estão sob o controle de criminosos, muitos deles ligados a poderosas gangues do narcotráfico.
Publicidade
Por fim, citou que o Rio é a cidade com maior percentual de moradores de favelas no Brasil - 22%. "É uma população de 1,3 milhões, 70% dos quais são negros."