Pesquisa aponta que 95% das mães nas favelas não vão conseguir comprar comida
Pesquisa aponta que 95% das mães nas favelas não vão conseguir comprar comida Site Prefeitura do Rio
Por O Dia
Rio - Um levantamento realizado por "Data Favela", em parceria entre o Instituto Locomotiva e a Central Única das Favelas (Cufa), apontou que 95% das mães nas comunidades do Brasil não vão conseguir comprar comida, inclusive neste domingo em que se celebra o Dia das Mães. A pesquisa ainda diz que as mulheres que moram na favela viram a família perder grande parte da renda e que uma parte delas teve o pedido para receber o novo auxílio emergencial negado pelo governo.
"Vai ser difícil comemorar, porque a fome voltou a rondar as favelas. A realidade é de extrema necessidade. O novo auxílio demorou a chegar, o valor é insuficiente e alcança um número menor de famílias", alertou Renato Meirelles, presidente do Locomotiva.
Publicidade
De acordo com o Preto Zezé, presidente da Cufa Nacional, um dos principais agravantes para a atual situação foi a pandemia da covid-19.
"A situação nas favelas está mais desafiadora do que nunca. Como chefes de família, essas mães sempre lidaram com adversidades e falta de oportunidades, mas a chegada da pandemia e o fim do auxílio emergencial levaram os problemas a uma proporção jamais vista", relembrou Preto Zezé.
Publicidade
A pesquisa do "Data Favela" entrevistou 1.871 mães moradoras de 351 favelas localizadas em toda as regiões do país, entre os dias 1º e 4 de maio. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais.
Confira os principais resultados:
Publicidade
- 95% das mães de favela declararam que terão dificuldade para fazer o almoço de comemoração do Dia das Mães;

- 84% das mães de favela dizem que sua renda pessoal é hoje menor do que era antes da pandemia;

- 9 em cada 10 estão muito preocupadas com a perda de renda familiar;

- 8 em cada 10 mães que vivem em favelas pediram o novo auxílio emergencial;

- 3 em cada 10 mães de favela que requisitaram o novo auxílio emergencial tiveram o pedido negado;

- 72% das mulheres de favela são responsáveis pela maior parte da renda da casa.