Subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, apresenta calendário de vacinação na cidade do Rio
Subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, apresenta calendário de vacinação na cidade do RioREPRODUÇÃO YOUTUBE
Por O Dia
Rio - A prefeitura voltou a incluir na lista de imunização contra a Covid-19 os trabalhadores da Educação, tanto da rede pública, quanto da privada. O calendário para esse grupo começa a valer na próxima segunda-feira (24), e contempla não só professores da educação básica ao ensino superior, mas também funcionários de setores administrativos e de serviços gerais. A prefeitura também vacinará pessoas em situação de rua, pessoas privadas da liberdade e funcionários do sistema prisional. 
A programação começa com trabalhadores da Educação de 49 anos, na segunda-feira (24). Eles podem receber o imunizante em qualquer posto de vacinação, desde que estejam munidos com algum comprovante de vínculo empregatício - de preferência um contracheque.
Publicidade
"Se esse contracheque não deixar claro, seja na educação básica ou ensino superior, é necessária uma declaração do diretor dessa instituição, ou da rede de ensino. Importante deixar claro que essa vacinação é para todos professores, merendeiras, secretários", comentou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, durante a apresentação do 20º Boletim Epidemiológico, no Centro de Operações Rio. A expectativa é vacinar 20 mil trabalhadores da faixa etária.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, comentou que não haverá incongruência em relação ao determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a vacinação de grupos profissionais, como professores e policiais, pelo risco de faltar vacina para os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). A secretaria elaborou uma nota técnica, e argumentou que o calendário tem avançado naturalmente, sem sobressaltos.
Publicidade
"A determinação do STF recomenda que se a gente alterar o calendário, nós façamos uma justificativa com base com critérios científicos. A gente está seguindo o calendário e avançando normalmente, seguindo a recomendação. Estava previsto que a gente tivesse vacina reservada para o grupo de comorbidades, e a gente tem vacina para esse grupo. Estamos seguindo normalmente", comentou Soranz. 
O calendário da próxima semana prevê as seguintes idades para profissionais da Educação:
Publicidade
segunda-feira (24): 49 anos ou mais
terça-feira (25): 48 anos ou mais
quarta-feira (26): 47 anos ou mais
quinta-feira (27): 46 anos ou mais
sexta-feira (28): 45 anos ou mais
Subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, apresenta calendário - REPRODUÇÃO YOUTUBE
Subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, apresenta calendárioREPRODUÇÃO YOUTUBE
Publicidade
Pessoas em situação de rua, nas casas de detenção e funcionários do sistema prisional também entram no calendário
A prefeitura anunciou também que a partir de segunda-feira irá iniciar o plano de imunização para pessoas em situação de rua. De acordo com o último Censo da prefeitura, há aproximadamente 7 mil na cidade. A população que já está nos abrigos da prefeitura, e por isso já estão cadastradas, devem ser priorizadas. Depois, a população de rua receberá a vacinada, com equipes de abordagem da prefeitura.
Publicidade
"Vamos utilizar os abrigos da prefeitura e os abrigos privados, dentro do número do nosso censo, que são 7 mil pessoas em princípio. Através disso, a secretaria de Saúde fará a vacinação dessa população. A população idosa abrigada já vacinou", explicou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.
Pessoas presas e funcionários do sistema prisional também serão vacinadas a partir de segunda-feira, e devem ser divididos por faixa etária. Desde ontem, o plano de imunização do Rio também passou a contemplar pessoas com doenças crônicas neurológicas: doença cerebrovascular (AVC isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência) e doenças neurológicas crônicas que impactam na função respiratória.