Os clientes devem ficar atentos às datas estabelecidas como limite para a utilização dos cartões antigos em cada meio de transporte, já que a atualização do sistema de validadores será realizada de forma gradual na cidade do Rio e nos municípios da Região Metropolitana. A primeira fase está marcada para o dia 4 de junho, quando começam a ser aceitos apenas os novos cartões Riocard Mais em ônibus municipais e intermunicipais e vans legalizadas de Duque de Caxias, Magé, Guapimirim e Itaguaí, na Baixada Fluminense.
Para facilitar a troca, haverá equipes para o atendimento dos clientes em pontos estratégicos nos principais meios de transporte e nas lojas Riocard Mais da Região Metropolitana. As lojas funcionarão em dias úteis até as 19h com distribuição de senhas e a unidade da Central do Brasil abrirá aos sábados (a partir de 29 de maio) exclusivamente para a substituição dos cartões. Para Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais, a fase final mereceu uma atenção especial.
"Ajustamos o calendário de troca diante da pandemia para facilitar ao máximo a vida dos nossos clientes, levando em consideração todas as medidas necessárias para manter o atendimento, principalmente às relacionadas à saúde e à segurança sanitária. Temos ciência de que lidamos com clientes que desempenham funções essenciais e ampliamos a nossa estrutura para agilizar a troca em pontos e estações mais movimentadas e nas próprias lojas", afirmou Melissa, acrescentando que aqueles que não conseguirem trocar os antigos cartões até 2 de julho não precisam se preocupar.
No dia 11 de junho, será a vez do sistema de barcas (linhas Rio-Niterói, Paquetá, Cocotá, Ilha Grande, Mangaratiba e Angra dos Reis) e dos ônibus municipais e intermunicipais e vans legalizadas da região de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Tanguá e Itaboraí deixarem de aceitar o antigo Vale-Transporte. As demais etapas serão divulgadas em breve, com a evolução do processo de atualização do sistema de validadores.
Pontos de troca
As trocas devem ser realizadas nas lojas Riocard Mais. Para receber o novo cartão gratuitamente, o cliente precisa apresentar o modelo antigo do VT. Não é necessário mostrar documentação, mas atenção: a troca deve ser feita pelo titular do cartão, já que o benefício é pessoal e intransferível. No ato, é emitido um comprovante com os valores dos créditos de transporte que estavam disponíveis no modelo antigo.
Além disso, foram disponibilizadas equipes para a troca dos cartões nas estações da SuperVia, do MetrôRio, da CCR Barcas e do BRT, assim como em terminais rodoviários no Rio e Região Metropolitana. Outras informações podem ser conferidas no atendimento virtual Tomais pelo WhatsApp 2127-4000 ou por meio do site ondeestamos.riocardmais.com.br.