Geral -  Incendio no trem da Supervia. Na foto, Carlos Augusto.
Geral - Incendio no trem da Supervia. Na foto, Carlos Augusto.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por Anderson Justino
Rio - "Eu só pensei em ajudar. Parecia que o mundo ia acabar. Quando vi o clarão, atravessei a linha do trem e vim para ajudar as pessoas". O relato é do senhor Carlos Augusto, que ajudou a controlar o princípio de incêndio, na manhã desta sexta-feira em uma composição do trem da SuperVia, no ramal Belford Roxo. Segundo ele, homens do Corpo de Bombeiros tiveram dificuldades para encontrar extintores dentro do transporte. Um deles estava vazio.
Pelo menos três pessoas ficaram feridas. Duas delas foram socorridas e levadas para um hospital da região. Um homem que ainda não teve o nome divulgado sofreu uma fratura na perna, segundo o Corpo de Bombeiros. 
Publicidade
"Dois homens do Corpo de Bombeiros se empenharam ao máximo para controlar o fogo, mas não tinha extintores e eles ficaram procurando em vários vagões. As labaredas dentro de trem foi porque o fogo atingiu a mochila de um passageiro", disse. 
Publicidade
Carlos não era passageiro do trem e disse que passava em uma rua paralela à rede férrea e percebeu um clarão. Ele se assustou, mas invadiu os trilhos para ajudar as pessoas. 
A passageira Estefani Marques disse que todos os passageiros se assustaram com as chamas. 
Publicidade
"Foi desesperador. Quando nos avisaram que iam abrir a porta houve correria e a gente viu o fogo. Estava tudo muito escuro e não tinha ninguém da Supervia no local para ajudar. Os moradores ali de perto da linha férrea que nos avisaram onde a gente estava", contou Estefani.
A SuperVia disse que por volta das 5h45 a circulação dos trens no ramal de Belford Roxo foi interrompida por conta de um incêndio em uma composição que ficou parada entre as estações de Del Castilho e Pilares. 15 estações foram fechadas. 
Publicidade
Em nota, a concessionária informou que por volta das 7h15 os trens do ramal Belford Roxo voltaram a circular. 
Às 7h15 desta sexta-feira, trens voltaram a circular no ramal Belford Roxo. Os clientes estão sendo informados sobre normalização por meio dos canais de comunicação da concessionária. A SuperVia apurou, até este momento, que um cabo da rede aérea estava partido nas proximidades da estação Del Castilho (ramal Belford Roxo) quando um trem seguia para a Central do Brasil. Por volta das 5h45, ao entrar em contato com o pantógrafo (equipamento que liga o trem à rede aérea), houve um curto-circuito, provocando princípio de incêndio no lado externo do trem. O interior do trem é anti-inflamável, o fogo que se vê nas imagens gravadas por passageiros é de material externo que caiu dentro do trem. Técnicos apuram os possíveis motivos que provocaram o dano no cabo da rede aérea.
Publicidade
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) informou, em nota, que abriu processo regulatório para apurar as causas do incêndio e a responsabilidade da Supervia na falha da prestação do serviço. "O Conselho Diretor da Agência Reguladora também determinou urgência na apuração do caso e os técnicos já iniciaram a vistoria da composição."