Benefício deve ajudar no deslocamento de profissionais da Saúde da Família na imunização a domicílio
Benefício deve ajudar no deslocamento de profissionais da Saúde da Família na imunização a domicílioDivulgação
Por O Dia
Rio - Mesmo com críticas do secretário de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo, a Uber garantiu, nesta terça-feira (01), que manterá os cupons de desconto oferecidos aos profissionais de saúde da rede pública na vacinação. Destinada a facilitar a locomoção dos agentes de equipes da Saúde da Família na vacinação em domicílio, a ajuda de R$ 400 mil em códigos promocionais foi chamada de "esmola" pelo deputado federal licenciado.

"Essa doação foi firmada com a secretaria municipal de saúde, inclusive foi publicada no Diário Oficial. Até o momento não surgiu nada diferente do que foi publicado no DO, então apesar dessa declaração do secretário segue valendo e os profissionais podem usar as viagens profissionais", disse a assessoria de comunicação do Uber.

De acordo com o aplicativo de transporte, os códigos promocionais vêm sendo usados pelos profissionais de saúde e até que haja alguma notificação oficial tudo será mantido como está. Os agentes do Saúde da Família recebem os códigos e precisam inseri-lo no aplicativo para que o desconto da viagem gratuita seja ativado.

Para Pedro Paulo, que questionou a ajuda via Twitter, a empresa deveria ajudar o Rio pagando imposto para oferecer seu serviço. "Não queremos esmola da Uber. Se querem ajudar o Rio, paguem imposto aqui ou, no mínimo, a Taxa de Uso de Via que suspenderam por liminar. Para facilitar, envio boleto da taxa de maio. Essa tal parceria tá suspensa. Seguimos com o TáxiRio que é regular e paga imposto", disse.
Junto com a publicação, o deputado colocou um boleto no valor de mais de R$ 962 mil.

A SMS foi procurada para saber se haverá alguma alteração no Diário Oficial após a declaração, mas até o momento não obteve retorno.
Vereador criticou posicionamento de Pedro Paulo
Publicidade
O vereador Pedro Duarte (Novo) criticou o posicionamento do secretário da fazenda, Pedro Paulo. Ele foi ao plenário na tarde desta terça-feira (1) e classificou como 'péssimo' a forma como o debate foi conduzido.
"O prejudicado é o cidadão do Rio de Janeiro e o servidor de saúde da nossa cidade que esperava a iniciativa. Se houve a parceria, é porque ela é positiva para a cidade. Assim tinha sido entendido. Ele [Pedro Paulo] não pode, por estar indignado, perseguir as empresas que investem e atuam no Rio, sobretudo quando se trata do enfrentamento à crise sanitária", afirmou.
Publicidade
Pedro Duarte também criticou Pedro Paulo no twitter e foi respondido. Na publicação, o vereador disse que era um absurdo suspender a parceria. Na resposta, Pedro Paulo afirmou que quem possui condições deve contribuir. 
"Persigo quem não paga imposto, nem taxa, e quer funcionar na bagunça. Principalmente, aqueles que tem (muita) condição para isso e não fazem. Quem perde são os usuários e os motoristas dos aplicativos. Vereador, não defenda recolhimento de tributos dos cariocas para Osasco", respondeu.
Publicidade
Outras iniciativas da Uber

A Uber também apoiou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para promover informação de qualidade sobre as vacinas e os programas de vacinação para toda a comunidade de mais de 22 milhões de usuários e 1 milhão de parceiros do aplicativo.

Esse pacote de medidas faz parte da promessa anunciada pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer a todos 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para ajudar a assegurar que a mobilidade não seja uma barreira para a vacinação.