Veterana, Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis, é dona de oito troféusLuciano Belford

Por O Dia
Valorizar os verdadeiros artistas do Maior Espetáculo da Terra através do voto popular. A máxima inspirou a direção do jornal O DIA, a criar o Troféu Tamborim de Ouro, em 1998. A premiação, que prioriza emoção, alegria, beleza, criatividade e ousadia, nasceu como forma de reconhecer agremiações e profissionais do carnaval, que muitas vezes eram esquecidos e injustiçados pelos jurados oficiais.
A primeira edição do Tamborim de Ouro foi realizada em 1998, quando a Unidos do Viradouro foi eleita a melhor escola de samba do ano. Em 1999, a premiação foi ampliada com o lançamento de novas categorias.
Publicidade
Nos primeiros anos, a votação popular era feita através de cupons, telefonemas e via internet, no DIA Online, com exceção dos prêmios especiais, escolhido por especialistas e jornalistas da casa. Desde 2012, a votação ficou concentrada no site, sendo aberta na Sexta-feira de Carnaval e encerrada após a última escola do Grupo Especial desfilar.
O centenário Cordão da Bola Preta é o maior vencedor, com 12 prêmios. Entre as escolas, o Salgueiro reina com sete conquistas na categoria principal. O casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorriso, o intérprete Neguinho da Beija-Flor e a rainha de bateria Viviane Araújo, do Salgueiro, também estão entre os recordistas de prêmios individuais.
Publicidade
Com mais de 30 anos de Sapucaí, Selminha exalta a importância do Tamborim. "É um prêmio muito gratificante. Eu e o Claudinho sempre ficamos esperando o nosso telefone tocar para nos dar o resultado. O samba agradece muito porque essa premiação dá uma motivação extra pra quem concorre em cada categoria dar o melhor de si. E ter o reconhecimento do povo não tem preço", diz a sambista, que possui oito prêmios. Selminha também lembra com carinho de algumas memoráveis cerimônias de premiação. "A gente agradece muito ao DIA. Todas as festas sempre foram à altura do sambista e a direção sempre fez questão de exaltar a gente, como as tardes e noites de gala. Tenho todos os prêmios guardadinhos em casa com carinho", revela.
O presidente do tradicional Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto, também destaca a força do Tamborim. "Essa premiação do jornal O DIA é do maior valor e da maior visibilidade para o sambista. Eu, como cidadão brasileiro, amante da cultura e do carnaval falo que o Tamborim de Ouro marcou, ainda marca e vai marcar para sempre a história do Cordão do Bola Preta. É engrandecedor receber o reconhecimento de um prêmio muito importante para o carnaval", completa o dirigente.