Polícia Militar lança programa Bairro Seguro em 25 áreas do RioEstefan Radovicz / Agência O Dia

Por Yuri Eiras
Rio - A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (14) o Bairro Seguro, um programa de polícia de proximidade nos moldes das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e do Segurança Presente. O Bairro Seguro irá atuar, na primeira etapa, em 28 locais, 27 deles na capital e um em Maricá (veja a lista no fim da matéria).
A ideia é estreitar a comunicação da população com os policiais militares, que atuarão sempre nos mesmos locais, 24h por dia. Além do policiamento ostensivo, cada bairro terá um número de telefone e Whatsapp disponíveis para denúncias anônimas sobre crimes ocorridos na localidade.
Ao todo, serão 392 PMs envolvidos, 280 em efetivo fixo. Segundo a corporação, não haverá falta de policiamento nas ruas com a implementação do projeto - novas turmas foram formadas em dezembro no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os profissionais que atuarão no Bairro Seguro foram escolhidos pela corporação a partir de análises de perfil, e participaram de um curso de relacionamento interpessoal.
Publicidade
"Esse programa foi concebido com muito carinho para ter sucesso nos bairros onde fomos criados. São policiais preparados para se inserirem no dia a dia dos bairros. Estarão convivendo com os moradores, trocando informações e à distância de um simples telefonema", explicou o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo

O Bairro Seguro contará com 84 viaturas personalizadas com a logo do programa e o nome da região de patrulhamento. Um projeto piloto já tem atuado há alguns meses no Jardim Sulacap e na Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá.
Claudio Castro garante que o projeto não irá concorrer com o conceito do Segurança Presente, que já existe em parte da Região Metropolitana. "Vamos deixar o Segurança Presente na linha dele, os corredores turísticos, de comércio, e um outro programa para que as famílias possam circular nos bairros. Precisávamos de uma polícia que voltasse a ser próxima da população. Não adianta pegar o mesmo programa, e enlatar o estado inteiro nele. O Estado é diverso", afirmou o governador, durante a cerimônia de apresentação do programa no Quartel General da PM, no Centro.

"Estudamos que seria importante a questão do celular, o fato de termos carros, e não motos ou bicicletas. Esse programa vem ao encontro da necessidade da população de conhecer o policial pelo nome".

As regiões escolhidas para a primeira versão do Bairro Presente são:

Leme
Urca
São Conrado

Bangu
Magalhães Bastos/Mallet
Padre Miguel
Realengo
Sulacap
Campo Grande (Campo Grande I e II)
Barra da Tijuca (Américas, Marapendi, Barra, Vargem Grande e Vargem Pequena)
Itanhangá
Publicidade
Jacarepaguá (Abelardo Bueno)
Olaria
Penha
Ilha do Governador (Portuguesa e Jd. Guanabara)
Cachambi
Oswaldo Cruz/Campinho
Cascadura/Quintino
Ramos
Pavuna
Vila da Penha

Itaipuaçu, em Maricá
Projeto pode ser ampliado para novos lugares
Publicidade
Segundo o major Leonardo Nogueira, à frente do programa, a escolha dos bairros se deu a partir dos números disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), autarquia que mapeia e analisa dados criminais registrados em delegacias do estado. Ele admite que o programa pode ser ampliado para outros bairros.
"Nós fizemos um levantamento junto ao ISP e foi perceptível a necessidade dessas áreas receberem policiamento. Não pretendemos tirar policiamento de uma região para colocar em outra. Bairros que estão com números bons não podem se tornar bairros perigosos. O lançamento contempla 28 localidades, e ainda teremos outras duas etapas. Vamos contemplar outros bairros que o Instituto de Segurança Pública prevê", afirma o major Nogueira.
Publicidade