Esta evidência mostra que a vacina contra covid-19 da AstraZeneca oferece um alto nível de proteção contra a variante DeltaReprodução internet

Por O Dia
Rio - Em uma transmissão ao vivo da Associação de Moradores da Ilha de Paquetá (Morena), na noite desta segunda-feira (14), o secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz, explicou que o evento-teste no bairro anunciado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na manhã de hoje nas redes sociais, só será realizado após 14 dias da aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 nos participantes da ação "PaqueTá Vacinada", com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e depois de um período sem novos casos da doença na região.
Segundo Soranz, todas as etapas do estudo serão voluntárias, incluindo a participação no evento, que será realizado em local aberto dentro da Ilha, com público monitorado. A pesquisa terá duração de 12 meses, mas o secretário esclareceu que os resultados das etapas serão divulgados ao longo do estudo, e não somente após a finalização dele.
Publicidade
"Como a gente ainda não sabe o momento ideal de tirar a máscara, ou de liberar do distanciamento, a gente está fazendo isso só depois de 100% da população vacinada, em um evento de testagem. Não é uma coisa que a gente vai poder fazer a qualquer momento, mas vai ser importante que a gente comece a testar quando vai ser o momento de voltar a ter maior contato físico. Alguns países estão fazendo com menos de 100% das pessoas vacinadas, a gente não quer fazer isso, a gente quer trabalhar com 100% das pessoas vacinadas", disse Soranz na transmissão.
Ainda de acordo com o titular da SMS, todas as etapas contarão com termo de consentimento dos envolvidos, que podem deixar de participar a qualquer momento, já que uma fase não é condicionante a outra. Ele explicou que a região de Paquetá foi escolhida porque o cadastro da Saúde da Família é antigo e estável.
Publicidade
"Não é uma pesquisa simples, não é uma situação fácil de fazer, dá muito trabalho, tem muitos voluntários envolvidos, mas ela só vai ser possível se a população de Paquetá tiver uma alta adesão, se ela for coletiva. Ressalto que é uma pesquisa totalmente voluntária, em todas as etapas", declarou o secretário.
A transmissão também contou com a participação do presidente da Morena, Guto Pires, e dos pesquisadores da Fiocruz, Ricardo Venâncio e José Cerbino Neto. Neto explicou que a população de Paquetá será divida em três grupos, sendo o primeiro de pessoas que já foram vacinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), o segundo de pessoas que não podem tomar a vacina, sejam elas menores de 18 anos ou adultos que tiveram alguma contraindicação ao imunizante, e o último, denominado grupo de intervenção, que vai receber a vacina pelo estudo.
Publicidade
Os três grupos serão testados para mapear quantas pessoas tiveram contato com o novo coronavírus e quantas já se infectaram, mesmo sem sintomas. A coleta de sangue para os estudos acontecerá nos dias 17, 18 e 19 deste mês. Quem perder o dia da coleta, ainda poderá fazer o teste no dia 20, quando será realizada a repescagem.
"Pelo fato de nós termos ali 4,1 mil pessoas, ao invés de 100 mil, possibilita que a gente faça um censo soroepidemiológico, para a gente entender qual foi a carga de doença que já foi colocada em Paquetá. Isso tudo vai ajudar a gente a responder perguntas sobre a vacinação em pessoas que já têm anticorpos", esclareceu o pesquisador.
Publicidade
O tempo entre a aplicação da primeira e segunda dose será de oito semanas. Para a pesquisa, será usada a vacina Astrazeneca, que será oferecida, a partir do próximo dia 20, no Iate Clube, na Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim (UISMAV), na Casa das Artes e no Parque Darke Mattos. A inclusão de menores na pesquisa não foi descartada, mas ainda não se sabe quando poderão ser incluídos. 
"No final do ano, vamos repetir e comparar quem recebeu a vacina com duas doses agora, quem já havia sido vacinado anteriormente, que não foi vacinado, qual foi a diferença de soroconversão nesses grupos. Vamos comparar a incidência de transmissão fora e dentro da Ilha”, continuou Neto que ressaltou que o período entre doses será para observar casos de eventos adversos da vacina e os casos suspeitos de covid-19. 
Publicidade
A Associação de Moradores de Paquetá (Morena) recebeu com surpresa o anúncio do prefeito do Rio, Eduardo Paes, sobre a possibilidade de realizar um evento-teste na Ilha, na manhã desta segunda-feira. Para esclarecer duvidas da população sobre o evento e sobre o estudo, convocou a transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube da Morena.