Geral - Inicio da Vacinaçao de profissionais da educaçao da rede publica. Profissinais da educaçao basica começam a ser vacinados contra a Covid-19, na Clinica da Familia Sergio Vieira Mello, no Catumbi, regiao central do Rio. Na foto, secretario de saude, Daniel Soranz.
Geral - Inicio da Vacinaçao de profissionais da educaçao da rede publica. Profissinais da educaçao basica começam a ser vacinados contra a Covid-19, na Clinica da Familia Sergio Vieira Mello, no Catumbi, regiao central do Rio. Na foto, secretario de saude, Daniel Soranz.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, falou na manhã desta quarta-feira (12) sobre o aumento súbito de casos de covid-19 registrados em todo o estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão para classificar casos antigos que não foram registrados como covid e de fato eram. Na última semana, apenas no dia 7, o Painel Covid Rio, mostrou 8,2 mil casos da doença. No dia seguinte, dia 8, foram 5,8 mil novos registros e nesta terça-feira (11), foram 5.316, um aumento de 81% em relação às  duas semanas anteriores.
Apesar dos números assustarem, Soranz diz que, na verdade, há uma diminuição no número de casos na cidade, assim como no número de óbitos.
Publicidade
"Quando a gente olha os casos pela data da divulgação parece que tem esse aumento. O que aconteceu foi que a SMS fez um mutirão para classificar novos casos, ou que tinham sido investigados ano passado e também do início desse ano que, não tinham sido classificados como covid e de fato eram e precisavam de atualização. A gente fez na última semana uma atualização desses casos e por isso, aumentou a média de casos na data de divulgação e não na data de ocorrência de casos", disse Soranz durante uma entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.
Ainda segundo o secretário, apesar da queda nos casos e nos óbitos pela doença, a média móvel ainda é muito alta. 
Publicidade
"São 1.300 pessoas internadas com covid-19, na cidade e as pessoas precisam ainda manter todas as precauções, usar máscara, evitar aglomeração e manter o distanciamento social porque ainda tem uma disseminação alta, mas nesse momento, não só na cidade do Rio de Janeiro, mas como na maioria das cidades do estado, a gente vê uma queda no número de casos", disse. Soranz também pediu desculpas pelo acúmulo de notificações depois da atualização do número de casos.
De acordo com o Painel Covid Rio, atualmente a fila de espera para leitos de UTI em todo o estado é de 126 pessoas e para enfermaria, 16.