Segundo a Polícia Civil, criminosos usavam cartões fraudados e usavam para compra de bebidas alcoólicas fornecidas em bailes nas favelasReprodução TV Globo

Por O Dia
Rio - A Polícia Civil realiza, nesta terça-feira (22), a operação Fomentus, para prender integrantes de organização criminosa especializada em fraude milionária com uso de cartão de crédito para compra de bebidas alcoólicas, que eram distribuídas em festas clandestinas e bailes funk em comunidades do Rio, patrocinadas por traficantes.
Publicidade
Foram presos André Rodrigues de Oliveira, o Pateta, e Robson de Carvalho, o Sargento. A Polícia Civil também apreendeu veículos de luxo, uma motocicleta BMW e uma motoaquática.
A Justiça do Rio acatou o pedido da polícia e determinou o sequestro de 18 veículos e o bloqueio de contas bancárias.
Publicidade
Segundo as investigações, que são da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), essas bebidas alcoólicas adquiridas de forma fraudulenta eram fornecidas ostensivamente à crianças e adolescentes que frequentam os eventos promovidos por organizações criminosas que atuam nos territórios das comunidades.
Conforme apurado no inquérito policial, foram realizadas 25 compras de bebidas alcoólicas em uma loja atacadista com uso de um cartão de crédito corporativo desviado de uma empresa, totalizando um prejuízo de aproximadamente R$ 700 mil. 
Publicidade
Os policiais também identificaram os galpões onde as bebidas ficavam estocadas. Durante a operação, os policiais estiveram nos depósitos em Madureira e Campo Grande. 

A polícia garante que o inquérito policial segue para a identificação dos traficantes responsáveis por organizar os bailes.