Posto de vacinação Heltor Beltrão. Na foto acima mãe e filha Paula e Luiza Nascimento. Foto: Luciano BelfordLuciano Belford

Por O Dia
Rio - Com as novas remessas de vacinas chegando aos municípios do Rio esta semana, diversas cidades puderam retomar os calendários de imunização. Na capital, o prefeito Eduardo Paes anunciou que as datas avançaram novamente e pessoas com 47 anos já são vacinadas. O objetivo é que até sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunize os cariocas de até 43 anos com a primeira dose.
De acordo com o esquema montado pela prefeitura, mulheres devem comparecer aos postos na parte da manhã e os homens no período da tarde. Gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais podem se vacinar todos os dias da semana, basta apresentar o cartão do pré natal e a assinatura do termo de esclarecimento, disponível no link.
Publicidade
Niterói
A secretaria municipal de Saúde de Niterói vacina as pessoas com 40 anos ou mais com a primeira dose da vacina. Até o último dia 24 o município já vacinou 274.508 pessoas com a primeira dose da vacina, o que corresponde a mais de 50% da população de Niterói. Com a segunda dose foram aplicadas 99.189 vacinas.

Neste momento o município possui doses da CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.
Publicidade
Confira o calendário por idade

28/06 - a partir de 44 anos

29/06 - a partir de 43 anos

30/06 - a partir de 42 anos

01/07 - a partir de 41/ 40 anos

02/07- a partir de 40 anos


Locais de vacinação

Policlínica Sérgio Arouca - Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella - Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu - Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva - Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March - R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva - Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Drive thru na Universidade Federal Fluminense - Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Posto volante no Clube Central: Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 335 – Icaraí

Posto volante no Colégio Gomes Pereira: Av. Rui Barbosa, 1250 – Largo da Batalha

Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí
São Gonçalo
Publicidade
Em São Gonçalo pessoas com mais de 37 anos já começaram a ser vacinadas em doze pontos de vacinação, das 8h às 17h. Com a queda nas idades, imuniza segunda (28) e terça-feira (29) pessoas a partir de 34 anos; quarta (30) e quinta-feira (1º), acima de 31; e sexta-feira (2) e sábado (3), 28 anos ou mais.
Para facilitar a vacinação daqueles que trabalham, a partir da próxima segunda, a Clínica Gonçalense do Mutondo e a Clínica Dr. Zerbini, no Arsenal, vão funcionar até as 21h. Outros locais continuam atendendo de segunda a sábado, das 8h às 17h, com chegada da população até 16h30, para atendimento até 17h.
Locais de vacinação

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto
– Salão do Clube Mauá, Centro
– Umpa Nova Cidade
– Clínica Gonçalense do Mutondo
– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal
– Polo Sanitário Rio do Ouro
– PAM Coelho
– CRAS Vista Alegre
– PAM Neves
– Umpa Pacheco
– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara (não tem Pfizer e Coronavac)
Pontos com drive-thru

– Campo do Clube Mauá, Centro
– Centro de Tradições Nordestinas, Neves
– Umpa Nova Cidade
– CRAS Vista Alegre
Publicidade
Maricá
Em Maricá, no Norte Fluminense, a Secretaria de Saúde, ampliou para a próxima semana a faixa etária vacinal contra Covid-19. O Núcleo Municipal de Imunização Dr. Heitor da Costa Matta foi abastecido com 3.370 doses da CoronaVac (D1 e D2), 1.992 doses da Pfizer (D1) e pela primeira vez 1.320 doses da Janssen, para dose única. Nesta segunda-feira começa a imunização de primeira dose para mulheres com 56 anos e homens com 56 e 57 anos. O objetivo é chegar até sexta-feira com a vacinação de mulheres e homens de 50 anos.

Outra novidade deste cronograma de imunização é que a repescagem para idosos, pessoas com comorbidades, pessoas com ou sem deficiências acontecerá exclusivamente aos sábados, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Posto de Saúde Central.
Publicidade
Nova Iguaçu
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, começa a vacinação de pessoas entre 46 e 48 anos nesta semana, sem divisão de gêneros por dia. No próximo sábado (3), será o dia de repescagem para todos os grupos que perderam a data de vacinação da primeira dose da vacina contra a covid-19. Os 24 pontos de vacinação funcionarão das 8h30 às 16h de segunda à sexta-feira e no sábado das 8h30 às 14h.
Publicidade
Confira os postos de vacinação que estão aplicando a Pfizer:
Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti), na Clínica da Família Odiceia de Moraes;
Centro de Atendimento ao Deficiente (CAD);
Drive Thru Centro Olímpico;
Drive Thru Shopping Nova Iguaçu;
Drive Thru Top Shopping;
Drive Thru Detran.
Confira os postos de vacinação que estão aplicando a Coronavac:
Clínica da Família do Ambaí;
Clínica da Família de Austin;
Clínica da Família Boa Esperança;
Clínica da Família de Cabuçu;
Clínica da Família do Caiçara;
Clínica da Família Dom Bosco;
Clínica da Família Edi Pinto da Silva;
Clínica da Família Emília Gomes;
Clínica da Família de Jardim Paraíso;
Clínica da Família do KM 32;
Clínica da Família Maraú – Dirceu de Aquino Ramos;
Clínica da Família Marfel;
Clínica da Família de Vila de Cava;
Clínica da Família Vila Nova;
Clínica da Família Vila Operária;
Policlínica de Miguel Couto;
Unidade de Saúde da Família Rancho Fundo.
Publicidade
Duque de Caxias
A Prefeitura de Duque de Caxias vacina pessoas de 46 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, neste domingo (27/06). Para receber a vacina é obrigatória a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência.

A vacinação de primeira dose para pessoas de 46 anos ou mais acontece para pedestres, a partir das 7 horas, nos seguintes locais:
* UPH Xerém
* UPH Imbarie
* UPH Equitativa
* UPH Saracuruna
* UPH Pilar
* UPH Campos Elíseos
* Hospital Municipal Duque (Av. Dr. Manoel Lucas - Parque Senhor do Bonfim)

A Prefeitura está disponibilizando o canal direto “Informativo Covid”, através do WhatsApp (21) 98880-9306, para que a população possa tirar dúvidas e obter informações atualizadas sobre a vacinação no município.
Publicidade
Belford Roxo
Nesta segunda e terça-feira (28 e 29/06) a prefeitura de Belford Roxo vacina contra a Covid-19 pessoas com mais de 48 anos. A imunização acontecerá em dias alternados para mulheres e homens, de 8h às 17h. É necessário apresentar identidade, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência de Belford Roxo. A vacinação de gestantes e puérperas com e sem comorbidades continua na Clínica da Mulher, no Centro.
Publicidade
Veja a tabela

Vacinação para pessoas de 47 anos ou mais - 8h às 17h
28/06 - Mulheres
29/06 - homens

Vacinação para profissionais de educação, saúde e Pessoas com deficiência

Locais de vacinação

Drive thru (primeira e segunda dose):
- Uniabeu – Rua Itaiara, 301, Centro

1ª dose e 2ª dose:
- Policlínica de Heliópolis;
- Policlínica Itaipu;
- Policlínica Parque Amorim;
- Policlínica Parque São José;
- Policlínica Wona.
- Policlínica de Santa Maria
- USF Maria Anésia de Araújo Silva (Jardim Glaúcia/Redentor)
- Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles (Centro, próximo à Via Dutra)
- Ciep Municipalizado Ministro Gustavo Capanema (Nova Aurora)
- Ciep Municipalizado Constantino Reis (São Bernardo)

Somente a segunda dose
- Policlínica Neuza Brizola
- Policlínica Nova Aurora
Volta Redonda
Publicidade
Após receber 8.916 doses de vacinas contra a covid-19 o município de Volta Redonda começa a vacinar pessoas de cinquenta anos ou mais na segunda-feira, das 8h às 16h, por drive-thru, na Ilha São João. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 6.906 serão destinadas à aplicação da primeira dose e 2.970 para segunda dose, neste quantitativo estão incluídas 960 doses de CoronaVac que chegaram em lote anterior.

Nas unidades de saúde serão aplicadas a segunda dose da vacina CoronaVac para quem recebeu a primeira dose até 05/06/2021 e da vacina AstraZeneca para quem tomou a primeira dose até 04/04/2021. O atendimento será das 8h às 16h.
As gestantes, puérperas e lactantes também serão atendidas nas unidades de saúde. A SMS ressalta que as puérperas e as lactantes estejam acompanhadas dos filhos recém nascidos para atualização da caderneta vacinal.
Publicidade
Saquarema
A prefeitura de Saquarema, na Região dos Lagos, irá retomar o calendário de vacinação que havia sido suspenso na última semana. O município recebeu na manhã deste sábado (26), nova remessa de vacinas para a campanha de imunização contra a Covid-19. Segundo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, homens e mulheres com 49 anos serem imunizados.
Publicidade
As pessoas de 52, 51 e 50 anos que não puderam ser vacinadas, por conta da interrupção da campanha, poderão se imunizar ao longo desta semana, de segunda a sexta-feira. Os pontos de vacinação no município funcionam no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Porto da Roça, e na Praça do Bem-Estar, no Centro, das 09 às 16 horas.
As gestantes, lactantes (até um ano), puérperas (até 45 dias), profissionais das forças armadas e de segurança, profissionais da limpeza urbana e outros que precisam de agendamento pelo número (22) 99838-5311, a imunização ocorre, no mesmo horário, na sede da Subsecretaria de Saúde que fica na Rua Rio das Flores, 90, no Porto Novo. Para esses grupos é necessária a apresentação de documentação comprobatória.
Publicidade
Petrópolis
A Prefeitura de Petrópolis também ampliou a faixa etária para a aplicação da vacina e começa a vacinar pessoas a partir dos 50 anos nesta segunda-feira. O município abriu cadastramento para receber os imunizantes neste sábado. O número de vagas para cadastramento leva em conta exatamente o número de doses recebidas, distribuídas ao longo da semana de acordo com a capacidade de cada posto de vacinação, a fim de evitar aglomeração.
Publicidade
O cadastramento deverá ser feito no site da Prefeitura.