Novas doses são distribuídas aos municípiosTânia Rêgo/Agência Brasil

Por O Dia
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza a entrega de 369 mil doses das vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado nesta sexta-feira. Segundo a pasta, serão 81 mil doses da Pfizer e 288 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Todos os imunizantes serão destinados para a aplicação da primeira dose do esquema vacinal. A operação de distribuição será realizada com helicópteros, caminhões e vans.

A partir das 08h, Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí fazem a retirada diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES. Na sequência, comboios de vans e caminhões saem da CGA, para entrega dos imunizantes para 62 municípios, com escolta da Polícia Militar. Às 09h, três helicópteros decolam levando as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde, uma da Polícia Civil e uma da Polícia Militar.
"Esta semana foi divulgado pela SES a antecipação do Calendário Único de Vacinação. Estamos avançando na imunização, mas não podemos esquecer a necessidade das duas doses, exceto para a Janssen que é dose única. Só alcançaremos a imunização coletiva se o esquema vacinal for completo", explica o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.

A SES enviará ofício para as Secretarias Municipais para reforçar a importância de que os responsáveis técnicos e gestores das cidades organizem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e respeitando as doses que são destinadas para a primeira ou segunda aplicação. A SES também destacou que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.