Agentes apreenderam joias e troféus destinados a competidores de evento ilegalDivulgação

Rio - Um torneio irregular de canto de pássaros foi interrompido, nesta quarta-feira (25), por agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e 11 pessoas que estavam no local foram presas. O evento foi realizado no clube de Parque Martinho, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Dezenas de aves, das espécies tiziu e trinca-ferro, sem anilhas e respectivas licenças, foram encontradas pelos agentes. Os animais são avaliados em cerca de R$ 100 mil. Os policias também apreenderam troféus destinados aos competidores e joias que serviriam de prêmio.
Dos presos, nove eram competidores e dois eram da organização do evento. Eles foram autuados por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo.
Os pássaros serão encaminhados ao Ibama para acolhimento, tratamento veterinário e retorno à natureza. Os dados de todos os envolvidos serão repassados pela DPMA ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao Ibama, para a aplicação de multas.