Drones monitoram malha ferroviária da SuperviaREPRODUÇÃO DE VÍDEO

Rio - Drones e helicópteros da Polícia Militar já começaram a reforçar o policiamento ao longo da malha ferroviária da Supervia. Na noite de quarta-feira, o governo do estado anunciou uma força-tarefa entre Supervia, Polícia Militar, prefeituras e Secretaria Estadual de Transportes para coibir os roubos de cabos que têm afetado diariamente a circulação dos trens.
Na manhã desta quinta-feira (2), o ramal de Japeri apresenta atrasos pelo quarto dia seguido, por conta de furtos na linha férrea. O intervalo está ampliado para 20 minutos no trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, e em 10 minutos entre Nova Iguaçu e Central do Brasil.
PM aumenta contingente no policiamento
A Polícia Militar está com 200 agentes no patrulhamento dos trens. Viaturas foram colocadas ao lado das estações. De acordo com a Secretaria de Transportes, o reforço no patrulhamento vai contemplar ruas e locais próximos a recicladoras e ferros-velhos para combater a compra e venda de materiais furtados. O planejamento também prevê o uso de drones com equipamento infravermelho acoplado, para registrar imagens no período noturno, e a intensificação das investigações por parte da Polícia Civil, além de campanhas de conscientização e reuniões de alinhamento com as prefeituras da Baixada Fluminense, onde os registros de furtos ocorrem com maior frequência.
Segundo a SuperVia, somente no primeiro semestre deste ano foram furtados mais de 14 mil metros de cabos do sistema em 364 ocorrências de furto. Além de causar interrupções no transporte, os crimes trouxeram prejuízo de mais de R$ 1 milhão à empresa. Durante todo o ano passado, foram 355 ocorrências de furto.