Estado do Rio divulga incidência de variantes no Painel Covid-19Arquivo O Dia

Rio - O Painel Covid-19 passou a publicar, na última sexta-feira, o monitoramento genômico com a evolução das variantes do vírus no Estado do Rio. O portal ganhou uma página para as variantes da doença no território, que será atualizada todas as sextas-feiras. É possível fazer a filtragem por município, Região de Saúde e Semana/Mês. Ao acessar a aba "Variantes Covid-19" no menu superior do Painel, é possível entrar na página de dados, que conta com opção de consulta. A atualização, toda sexta-feira, às 17h, será acompanhada de um boletim semanal com uma análise sobre o cenário atual das variantes. A primeira edição já está no ar.
Na análise realizada com amostras coletadas na semana epidemiológica 35 (28/08/21 a 04/09/21), foram realizados 56 sequenciamentos, sendo todos positivos para a variante Delta. Dessa forma, é possível afirmar que 100% das amostras analisadas no período são da variante Delta. O informativo dessa semana mostra ainda que, em uma amostra coletada na semana epidemiológica 26 (27/06/21 a 03/07/21), foi identificada a variante Mu (B.1.621), originária da Colômbia. O caso detectado em junho é de um morador do Rio de Janeiro com histórico de viagem para o México, local de circulação da variante. O homem de 57 anos, sem comorbidades e com a primeira dose da vacina contra Covid-19, teve sintomas leves e se recuperou bem.

Desde janeiro, 4.893 amostras foram avaliadas. No acumulado, a Gamma foi a variante predominante desde o início do ano, correspondendo a 69% de todas as amostras sequenciadas no estado, até 17/09/2021. De acordo com as análises é possível afirmar que a linhagem Gamma foi a mais frequente de fevereiro até junho e, a partir da detecção da variante Delta, em junho de 2021, esta linhagem aumentou a sua frequência, se tornando a variante dominante no mês de agosto.

É importante ressaltar que o sequenciamento do coronavírus não é um exame de rotina nem de diagnóstico, é feito como vigilância genômica, para identificar modificações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 no estado e embasar políticas sanitárias.

Atualmente, a variante Delta é predominante no estado. Foi registrado o primeiro caso da variante Mu (B.1.621), originária da Colômbia, que teve sua coleta realizada em julho de 2021 e identificada no mesmo mês. O homem de 57 anos, sem comorbidades e com a primeira dose da vacina contra Covid-19, teve sintomas leves e se recuperou bem. Nenhuma outra amostra com essa variante foi detectada até o momento.
A análise mostrou que a variante Delta foi encontrada em todos os municípios das nove regiões do estado. Foram sequenciadas 947 amostras coletadas em agosto. Dessas, 92% eram da variante Delta e 7% da variante Gamma. Das 40 amostras com data de coleta em setembro, houve a identificação da variante Delta em 100% delas.
De acordo com as análises, é possível afirmar que a linhagem Gamma foi a mais frequente de fevereiro até junho e, a partir da detecção da variante Delta, em junho de 2021, essa linhagem aumentou a sua frequência, se tornando a variante dominante a partir do mês agosto.
"A divulgação do monitoramento genômico no Painel da Covid-19 do estado vai garantir mais transparência à população sobre as variantes que estão em circulação. Recentemente vimos que a predominância da variante Delta substituiu a da variante Gamma reforçando a agressividade dessa linhagem em termos de transmissibilidade. Com esses dados, queremos reforçar junto à população a importância dos cuidados sanitários no controle da Covid-19 e da vacinação, principalmente as duas doses", afirmou o secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe.
A maior parte das amostras sequenciadas no estado se refere ao projeto Corona-Ômica-RJ, um dos maiores estudos de vigilância genômica do país e faz parte de uma parceria entre SES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os resultados expostos no Painel também incluem amostras enviadas pelos municípios ao Lacen-RJ.
O estado do Rio de Janeiro teve redução de 27% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e de 13% no número de óbitos provocados pela doença, segundo a 47ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na sexta-feira (17). Com todos os indicadores em queda, o estado permanece, pela segunda semana consecutiva, com risco baixo de transmissão (bandeira amarela). A Região Metropolitana l, onde está concentrada a maior parte da população e das unidades de saúde da rede SUS, retornou ao risco moderado (bandeira laranja) após cinco edições do levantamento. A análise compara as semanas epidemiológicas 34 (de 22 agosto a 28 de agosto) e 32 (08 agosto a 14 de agosto) de 2021.

As taxas de ocupação de leitos no estado do Rio de Janeiro também tiveram redução. A de UTI está em 65% e a de enfermaria em 43%.