Construção ilegal foi localizada na Estrada do Pau da Fome, no bairro da TaquaraDivulgação/Prefeitura do Rio

Rio - Uma construção ilegal, localizada em uma área de preservação, foi demolida nesta quinta-feira (30), na Estrada do Pau da Fome, na Taquara, em Jacarepaguá, em uma zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca. A ação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio foi realizada em conjunto com a Subprefeitura de Jacarepaguá, com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Polícia Militar Ambiental (CPAm) e a Secretaria de Conservação. A informação foi repassada pelo Disque Denúncia.
 
O objetivo das ações é conter o desmatamento de áreas ambientalmente protegidas, pois na mesma região foram encontradas várias ruas abertas, com demarcação de lotes para futuras construções no interior da Unidade de Conservação. Segundo a prefeitura, há fortes indícios de surgimento de mais um condomínio ilegal. No local, já havia até ligação elétrica para abasteer equipamentos como freezers, instalados na área.
“Essa demolição, que estava em estágio inicial, representa mais uma vez o resultado do constante monitoramento com a utilização de aeronaves, imagens de satélites e drones que vem sendo constantemente realizado pela Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura”, disse a subprefeitura de Jacarepaguá.
A obra não cumpriu a notificação da prefeitura em julho desse ano e nessa semana foi determinada a paralisação imediata, porém o responsável pela construção descumpriu todas as determinações legais da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura.