Polícia Militar faz operação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, para coibir confronto entre facções rivais que assusta moradores há uma semanaREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA

Rio - Policiais militares que realizaram operação nesta quinta-feira (7) no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, tiveram que retirar barricadas para entrar na comunidade. Uma retroescavadeira do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi utilizada para desfazer os obstáculos, usualmente instalados pelos criminosos para dificultar a passagem das viaturas. Cerca de 300 policiais participaram da operação.

Durante a manhã, traficantes colocaram fogo em pneus que serviam de obstáculos em um dos acessos ao Juramento. A PM liberou a rua. Equipes chegaram ao local ainda nas primeiras horas da manhã e houve um breve confronto, mas até o momento não há registros de prisões, apreensões ou pessoas feridas. A operação desta quinta-feira também aconteceu no Juramentinho, em Tomás Coelho, e na Serrinha, em Madureira.
A região tem sido palco de intensos confrontos entre criminosos há uma semana. O Juramento, controlado pelo Comando Vermelho, é alvo de ataques de traficantes da facção rival, o Terceiro Comando Puro (TCP). Segundo moradores, são os traficantes da Serrinha que tentam avançar sobre a comunidade.
Na semana passada, traficantes da Serrinha chegaram a entrar no morro vizinho. Em vídeos que circulam nas redes, os criminosos gritavam: "Estamos no miolo, é o Terceiro! Bota a cara". O confronto foi intenso, até com uso de balas traçantes.