Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em entrevistaFÁBIO COSTA/AGÊNCIA O DIA

Rio - O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, voltou a criticar no Twitter posicionamentos do deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra. Após chamar de "fake news" uma postagem do parlamentar sobre a eficácia da exigência do passaporte de vacina, Soranz relembrou falas equivocadas de Osmar durante a pandemia. Um dos exemplos traz postagem do deputado que minimizava os riscos da covid-19 ao compará-la com o surto de H1N1 em 2009.
"Previsões e conselhos errados de Osmar Terra sobre a pandemia certamente prejudicaram muitas pessoas, lembrando que ele participou de reuniões científicas da prefeitura do Rio em 2020", disse o secretário de saúde do município, neste domingo.
Antes disso, Soranz já havia rotulado postagem de Terra como Fake News. O twite do deputado trazia um dado acumulado sobre a taxa de mortalidade de pacientes infectados pelo vírus da Covid-19 no Rio, como justificativa para crítica à exigência do passaporte de vacinação. Documento considerado obrigatório pela Prefeitura do Rio desde o dia 14 de setembro no acesso a estabelecimentos.
"Passadas + de 3 semanas de exigência do “passaporte de vacinação”,a cidade do Rio continua batendo record de mortes e casos da Covid.Ontem registrou a altíssima taxa de mortalidade de 5.130/milhão de habitantes.0 inútil “passaporte” do @eduardopaes só constrange e nada previne", publicou o ex-ministro da cidadania.
Postagem refutada logo em seguida por Soranz, que mencionou a melhora no cenário epidemiológico da cidade nas últimas semanas.