Meta da SMS é imunizar 80% dos animais do município até 27 de novembroDivulgação/Prefeitura do Rio
Nas duas primeiras etapas, em 25 de setembro e 9 de outubro, foram vacinados mais de 167 mil cães e gatos. A meta da SMS é imunizar 80% dos animais do município até 27 de novembro, como preconizam a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, estimados em cerca de 670 mil.
"Nada é mais eficaz contra a raiva do que a vacinação. A vacina é segura e tem qualidade comprovada. Esperamos manter a adesão histórica dos cariocas à campanha para garantir a proteção e saúde dos nossos cães e gatos, como vem ocorrendo há anos e o resultado disso é que há mais de duas décadas não temos casos de raiva em animais no Rio”, destaca o presidente do Ivisa, Rodrigo Prado.
Poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis, além daqueles que expiraram o ciclo de 12 meses da última dose. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva, uma doença sem cura, que não é notificada em cães e gatos na cidade do Rio desde 1995 e, em humanos, desde 1986.
Além da campanha anual promovida pelo Ivisa, a vacinação antirrábica está disponível ao longo de todo ano no Centro de Controle de Zoonoeses, em Santa Cruz, e no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, para garantir o cumprimento da recomendação da aplicação de uma dose de vacina a cada 12 meses para cães e gatos domésticos.
No dia 6 de novembro, a campanha chega a Bangu, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Inhoaíba, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Sulacap, Vasconcelos e Vila Kennedy. Por fim, no dia 27 de novembro, serão imunizados os cães e gatos de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Sepetiba
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.