Prefeitura de SP exonera dois servidores que não quiseram tomar vacina contra covid-19Divulgação

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta segunda-feira, 1.322.150 casos confirmados e 68.370 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 63 novos casos e 13 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,17%, a maior do país. Entre os casos confirmados, 1.251.364 pacientes se recuperaram da doença.
Segundo o painel de dados desenvolvido pela pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 no estado é de 31.3%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 17.5%.
Passaporte da vacina: cariocas com 30 a 39 anos devem comprovar duas doses
Cariocas com idades entre 30 e 39 anos precisam estar com o esquema vacinal completo contra a covid-19 para acessar locais fechados de uso coletivo da cidade do Rio, a partir deste segunda-feira (1º). A medida faz parte do calendário estipulado para a apresentação obrigatória do "passaporte da vacina" nesses ambientes, válido desde 15 de setembro, e leva em conta a data final em que cada grupo recebeu a primeira dose.
A última faixa-etária a apresentar o comprovante das duas doses será a de 18 a 29 anos, a partir do dia 15 de novembro.
"Independentemente do motivo de eventuais atrasos, a pessoa deverá estar com a situação vacinal condizente na data, para poder acessar os espaços em que o comprovante vacinal será cobrado", informou a Secretaria Municipal de Saúde, em nota.
O passaporte pode ser apresentado por meio do comprovante, caderneta ou cartão de vacinação ou através do certificado de vacinação digital na plataforma ConecteSUS, aplicativo que pode ser baixado gratuitamente nos smartphones. A falsificação do comprovante e a tentativa de fraudar a vacinação ao fugir dos postos, com o comprovante, sem ter a vacina aplicada, prevê multa de R$1 mil.