Foram apreendidos 33 celulares no Presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos dos GoytacazesDivulgação

Rio - A nova direção que assumiu o Presídio Dalton Crespo de Castro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde um preso gravou vídeos de sua rotina e publicou em uma rede social, realizou um procedimento de revista geral neste sábado (6). Na ocasião, os policiais penais apreenderam 33 celulares, 41 chips, cerca de 75 gramas de erva seca picada, aparentando ser maconha, e 5 papelotes de pó amarelo, aparentando ser cocaína.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), todo o material apreendido foi encaminhado à 146ª DP (Guarus) para a confecção do registro de ocorrência. Além disso, a pasta informou que será instaurada sindicância, pela corregedoria do órgão, para que os fatos sejam apurados. 
Os vídeos dentro do Presídio Dalton Crespo começaram a ser compartilhados no TikTok no dia 7 de outubro deste ano, mas foram descobertos pela Seap na segunda-feira (1º). O "preso tiktoker" foi punido com sanções disciplinares e encaminhado, na última terça-feira (2), para uma unidade de segurança máxima, a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), no Complexo de Gericinó.
O detento compartilhava o dia a dia na prisão. Os vídeos mostram cenas do café da manhã, limpeza da cela, jantar e, até, uma partida de futebol durante o "banho de sol" dos presos. Após a repercussão do caso, o perfil do preso na redes social ganhou mais de 10 mil novos seguidores. O último vídeo foi publicado na segunda-feira (1º) e contava com pouco mais de 45 mil visualizações até a tarde de terça-feira (2). 
Nela, o rapaz mostra a preparação de um misto quente em uma sanduicheira improvisada dentro da cela. "Bom dia pra todos. Que Deus proteja nosso dia de todo mal", escreveu o detento. O vídeo mais assistido, no entanto, tem mais de 780 mil visualizações e mostra roupas, lençóis pendurados e alguns detentos em uma das celas do presídio. Além de publicar vídeos da rotina, o preso também interagia com os seguidores ao responder comentários. "Canta lili pra todos", escreveu um seguidor fazendo referência a palavra liberdade. "Todos mesmo. Amém", respondeu o detento.