PF prende uma pessoa durante operação contra extração mineral ilegal na BaixadaReprodução

Rio - Agentes da Polícia Federal prenderam, nesta quarta-feira, uma pessoa durante a Operação Peneira, em Seropédica, na Baixada Fluminense. Segundo a PF, na ação, que tinha o objetivo de reprimir extração mineral clandestina na região, os policiais fizeram incursão em área extensa, próxima ao Rio Guandu, principal fonte de abastecimento de água do Estado.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, um caminhão e uma retroescavadeira. Além disso, foram coletadas informações com o fim de subsidiar as investigações contra outros envolvidos na exploração da área e extração ilegal da areia, sem prejuízo de eventuais outros crimes cometidos.
A ação foi realizada por agentes Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico ( DELEMAPH) e da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu/RJ, e com apoio técnico de analistas da Associação Nacional de Mineração (ANM).
A extração mineral, segundo a PF, causa grave prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis, óleos lubrificantes, substâncias revolvidas do próprio solo e alteração de lençóis freáticos.