PF prende uma pessoa durante operação contra extração mineral ilegal na BaixadaReprodução
PF prende uma pessoa durante operação contra extração mineral ilegal na Baixada
Extração era realizada na estrada do Cortume, próxima ao Rio Guandu
Rio - Agentes da Polícia Federal prenderam, nesta quarta-feira, uma pessoa durante a Operação Peneira, em Seropédica, na Baixada Fluminense. Segundo a PF, na ação, que tinha o objetivo de reprimir extração mineral clandestina na região, os policiais fizeram incursão em área extensa, próxima ao Rio Guandu, principal fonte de abastecimento de água do Estado.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, um caminhão e uma retroescavadeira. Além disso, foram coletadas informações com o fim de subsidiar as investigações contra outros envolvidos na exploração da área e extração ilegal da areia, sem prejuízo de eventuais outros crimes cometidos.
A ação foi realizada por agentes Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico ( DELEMAPH) e da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu/RJ, e com apoio técnico de analistas da Associação Nacional de Mineração (ANM).
A extração mineral, segundo a PF, causa grave prejuízos ambientais, como a supressão da vegetação, o afugentamento de animais, a contaminação da água por combustíveis, óleos lubrificantes, substâncias revolvidas do próprio solo e alteração de lençóis freáticos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.