Geral - Paciente recebe alta do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, zona norte do Rio, apos quase tres meses de internaçao.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - Pela primeira vez desde o início da pandemia, em março do ano passado, o número de internados diagnosticados com a covid-19 é zero nos hospitais administrados pela Prefeitura do Rio. A informação foi divulgada na manhã deste sábado (20). Em todo o Estado do Rio, o número de óbitos caiu em 60%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES): a redução é a maior verificada na pandemia desde o início da série histórica.
Neste sábado, havia apenas 30 pacientes internados com covid na cidade, a maioria deles no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI-Fiocruz), da rede federal. O número representa menos de 0,5% de todas as internações na cidade. Na rede municipal, não há pacientes com o vírus. "Já tivemos 1.400 pessoas internadas simultaneamente no Rio. Só no Ronaldo Gazolla tivemos 9,5 mil nesse período. Dá alívio. É uma paz no coração imensa perceber que a vacina faz efeito, que a população tem uma altíssima adesão a ela", celebrou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Ainda segundo a SMS, a capital fluminense já atingiu a marca de cinco milhões de cariocas imunizados com a segunda dose da vacina contra a covid. Neste sábado, é realizado o Dia D de vacinação contra a Covid-19, com os postos abertos até às 17h. O objetivo é imunizar quem ainda não tomou a segunda dose e quem está apto a receber a aplicação de reforço.
Queda de morte no Estado
A 57ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra uma queda de 38% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 61% nos óbitos provocados pela doença. A análise compara as semanas epidemiológicas 44 (de 31 de outubro a 06 de novembro) e 41 (de 17 de outubro a 23 de outubro). Esta é a 12ª semana consecutiva com classificação geral do estado em bandeira amarela, de risco baixo para transmissão da Covid-19.

Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável, de acordo com a SES. A de UTI está em 28% e a de enfermaria, em 17%. Todas as regiões de Saúde apresentaram taxas inferiores a 50%. Por isso, leitos que antes eram apenas destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 foram revertidos para outras especialidades, diz a pasta.