Evento do governo do Estado conta com estandes de imunização para não-vacinadosDivulgação / PMN

RIO - Próxima feira terciária, 23 de novembro, começa na 11ª edição da Semana da Saúde, um dos maiores eventos de saúde pública do estado do Rio. Ou evento será realizado nos dias 23, 24 e 25 deste mês, pelas 8h às 16h, não no Largo da Carioca. Estão previstos cerca de 10 mil atendimentos à população.

O evento oferece exames de PSA (para detecção de câncer de próstata), alergia, função pulmonar, sífilis e HIV, além de serviços mais simples como pressão glicêmica e testes rápidos para detecção de coronavírus. Como começarão a ser distribuídos às 7 horas e o número de vagas é limitado. Para entrar na fila, você tem interesse em trazer um documento de identidade.

Os participantes que ainda não foram vacinados contra Covid-19 podem tomar quaisquer duas doses de nenhum evento, assim como aqueles com mais de 18 anos de idade podem tomar uma dose de reforço - desde que tenham recebido uma segunda dose por menos de cinco meses.

“Em 2020, a pandemia não permitiu que realizássemos a tradicional Semana da Saúde no Centro do Rio. Mas estamos muito felizes em divulgar esta, que é uma das maiores ações de saúde pública realizadas para ou gratuitamente do estado. da população pela importância de dois cuidados como saúde, prevenção e doação de sangue ", disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Chieppe.

Além dos atendimentos, ou evento irá incluir palestras sobre saúde do lar, doação de sangue e de orgãos, entre outros assuntos. Haverá também apresentações culturais, como shows e dança.

Para os participantes, será obrigatório o uso de máscara de proteção individual tanto para espaços datados como para espaços abertos. Além disso, foram instalados totens com álcool em gel na área externa. Uma equipe vai circular pela praça para dar informações, distribuir máscaras de proteção e passar álcool na população.

Doação de sangue

O Hemorio terá um posto de coleta de sangue durante os três dias do evento. Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em bom estado de saúde e apresentar documento de identidade oficial com foto.

Os jovens com 16 e 17 anos podem fazer sangue com autorização de dois países ou responsabilidade legal, os quais devem apresentar documento de identificação. Não é necessário estar em jejum, apenas evite alimentos gordurosos quatro horas antes da dose e não ingira bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde Domiciliar

No âmbito da campanha Novembro Azul, mês da prevenção do câncer de próstata, haverá uma estrutura dedicada à Saúde Domiciliar, na qual os visitantes podem participar de palestras, fazer consultas com especialistas e fazer exames de PSA para pesquisa de tumor de próstata. Para realizar ou assistir, é necessário ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.