Duas meninas de 11 anos que seguiam para a escola ficam feridas após troca de tiros em São João de MeritiDivulgação

Rio - Um tiroteio entre equipes da Polícia Civil e criminosos deixou uma criança baleada e outra ferida na manhã desta quinta-feira (25), em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As duas meninas, ambas de 11 anos de idade, estavam dentro de um carro de transporte escolar e seguiam para a escola. O confronto aconteceu durante uma ação das delegacias de Roubos e Furtos e Cargas (DRFC) e de Repressão a Entorpecentes (DRE) que impediram um roubo de cargas na região. Na ação, dois criminosos foram presos, sendo que um deles foi baleado, e um terceiro morreu. 
A estudante Eduarda Estulano V. Davilla foi encaminhada para o Hospital Municipal de São João de Meriti, fez o exame de tomografia e foi constatada uma lesão no trapézio direito. Não há risco de morte para a criança em função da perfuração. A paciente foi transferida para uma unidade de saúde pediátrica do Sistema de Regulação (Sisreg).
Já a colega dela, Marcelly vitória da Silva, bateu com a cabeça e foi encaminhada para a mesma unidade médica para a realização de uma tomografia. O quadro é estável e ela segue em observação.
De acordo com a prefeitura, a Doblô escolar levava as crianças para a escola e foi surpreendida por um tiroteio, no bairro Jardim Meriti.

Em nota, o executivo da cidade na Baixada Fluminense disse que segue monitorando o caso e prestando assistência às vítimas e as famílias.
O prefeito João Ferreira Neto, conhecido como Doutor João (Democratas), esteve no hospital visitando as meninas feridas no tiroteio. 
"Não pude deixar de acompanhar de perto o atendimento dessas meninas, principalmente pelo fato ter acontecido bem próximo a minha residência. Pedi o máximo de assistência às pacientes e seus familiares", disse Doutor João. 

O Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) explicou que policiais da DRFC e DRE impediram um roubo de uma carga de cigarros, avaliada em cerca de R$ 100 mil, de uma empresa que presta serviço para a Souza Cruz.
A polícia garante que os suspeitos são oriundos do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, e integram uma quadrilha especializada em roubos de cargas.

O grupo, que é ligado ao Comando Vermelho (CV). Segundo a instituição, os criminosos reagiram a abordagem policial e houve troca de tiros.
Duas pessoas foram detidas, sendo uma delas baleada no confronto e socorrida ao Hospital Municipal de São João de Meriti. Um terceiro criminoso não resistiu aos ferimentos e acabou morto. 
Em nota, a Polícia Civil esclareceu que "os agentes da DRFC e da DRE, apesar de toda cautela na abordagem de criminosos que roubavam cargas, foram recebidos a tiros pelos mesmos, que acabaram atingindo o veículo que passava no local com as crianças. Os indivíduos foram presos e responderão por tentativa de homicídio contra as crianças baleadas, pois assumiram o risco ao efetuar disparos contra os policiais civis, que foram obrigados a revidar em legítima defesa da sociedade".