Carro capotado no Morro do DendêReprodução/Redes Sociais

Rio - Três pessoas ficaram feridas durante um intenso tiroteio no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na tarde desta quinta-feira. Segundo informações, criminosos do Morro do Barbante, dominado pelo Comando Vermelho (CV), tentaram invadir a região, que é dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Os feridos foram socorridos, mas não há informações sobre a relação deles com o tráfico local.
De acordo com o Hospital Federal de Bonsucesso, Luis Felipe da Silva Evaristo, de 28 anos, foi baleado no tórax. Ele passou por cirurgia e segue em estado grave. Maxwell Dias do Livramento, de 30 anos, foi baleado no rosto, também passou por cirurgia e segue em estado grave. Já a terceira vítima foi levada para o Hospital Municipal Evandro Freira. Não há informações sobre o estado de saúde dela.
Nas redes sociais, moradores comentaram que um veículo do grupo invasor capotou e foi pichado por traficantes da região com as siglas da facção. "Quem for pra Ilha do Governador, muito cuidado. Tiroteio à vontade no Dendê, carro virado", disse um internauta. "Cuidado aos amigos que estão pela a Ilha, o aço tá voando no Dendê. Vários bondes de tralhas rondando a Ilha nesse momento", disse outro.
"Isso é hora de invadir o Dendê meu irmão? Que isso, doideira demais. Só escuto os tiros e o helicóptero e nem moro tão perto assim", comentou um terceiro.
Procurada pelo DIA, a Polícia Militar informou que o Comando de Operações Especiais (COE) atua na comunidade para impedir o confronto entre grupos criminosos rivais. Equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) estão no local.
Fechamento de escolas e unidades de saúde
Por conta do tiroteio, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que encerrou as aulas na região mais cedo. As medidas fazem parte do programa Acesso Mais Seguro, que tem como um dos objetivos garantir a segurança das crianças e funcionários das escolas.
Já as unidades de atenção primária em saúde da região também suspenderam suas atividades externas. As Clínicas da Família Assis Valente e Maria Sebastiana de Oliveira também fecharam por medida de segurança.