Prefeitura do Rio lança programa para prevenir 'crimes de oportunidade'. Na foto, reforço na segurança com a Guarda Municipal na Praça Agripino GriecoReginaldo Pimenta / Agência O Dia
"O concurso é de 2012. Um concurso que estava prevendo vagas imediatas e até hoje, em 2021, nada. Foram duas mil vagas que a prefeitura lançou e apenas 550 foram convocados. Somos 1450 ainda na expectativa", contou o candidato Rodrigo Luis Sousa da Silva.
Segundo a Guarda Municipal, a contagem do prazo de validade do concurso público para o cargo de guarda municipal de 2012 segue suspensa até o término da vigência de situação de emergência no município do Rio de Janeiro, devido à pandemia do coronavírus.
"O prazo está congelado por conta da pandemia, mas tudo indica que a partir do dia 31 de dezembro volta a contar. O período de crise deixa de valer, volta a contar o prazo do concurso e nós vamos ter três meses para sermos convocados. Se nós não formos convocados dentro desses três meses, a gente perde o concurso. vai expirar a validade, e aí somente entrando na justiça para exigir o direito de tomar posse", explicou Rodrigo.
Procuradoria do Município respondeu a candidato que havia 937 vagas de vacância
Os candidatos contaram que um dos aprovados moveu uma ação na Procuradoria Geral do Município questionando o quantitativo de vagas e teve como resposta, em janeiro deste ano, que havia 937 vagas de vacância.
"Um determinado candidato moveu uma ação na Procuradoria do Município querendo saber esse quantitativo de vagas. A Procuradoria, uma vez que ela indagou a Secretaria de Ordem Pública, apresentou um total de 937 vagas de vacância, documento que saiu no início de 2021", falou o candidato.
As vacâncias são vagas abertas a partir de saídas, aposentadorias e óbitos de agentes da corporação.
"As vagas ficam ociosas. Já existe a vaga, já existe o orçamento. A prefeitura pode convocar a qualquer momento, inclusive num momento pandêmico, para preencher essas vagas. Isso não esbarraria em nada na lei de responsabilidade fiscal", complementou.
Em nota, a Guarda Municipal do Rio esclareceu que já foram convocadas duas turmas com os aprovados do concurso de 2012, num total de 548 novos agentes, e que a convocação de 2018, da segunda turma, já foi realizada observando as vacâncias de cargo referentes ao período.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.