Operação é intensificada em períodos de festas e feriadosDivulgação/Governo do Estado

Rio - A Operação Lei Seca registrou 482 casos de motoristas alcoolizados durante a realização de 25 blitzes de fiscalização no final de semana do Natal. Ao todo, foram abordados 2.917 condutores em diferentes pontos do estado do Rio. O programa, que atua diariamente, tem sua operação intensificada em períodos de festas e feriados para evitar acidentes de trânsito provocados pela mistura de álcool e direção.
O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e o bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio, chamaram a atenção pela quantidade de casos de alcoolemia. No primeiro, 33 motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool, resultando em um percentual de 27,3% de casos registrados na ação. No segundo, dos 97 condutores abordados, 36 apresentaram sinais de embriaguez.
Em comparação com 2020, os números de blitz, abordagem e alcoolemia aumentaram consideravelmente. No feriado do Natal do ano passado (dias 24, 25 e 26) a Lei Seca realizou 19 blitzes. As equipes também aumentaram de 15 para 21 neste ano. Em 2020, 296 motoristas foram abordados pela Operação, o que representa um aumento de mais de 10% em 2021, e 47 deles embriagados foram retirados das ruas no feriado.
"Os altos índices de alcoolemia registrados no fim de semana são um alerta para continuarmos firmes na nossa missão de salvar vidas. Nossas ações de educação e fiscalização acontecem diariamente e buscam sempre a conscientização da população sobre os riscos da mistura de álcool e direção”, explica o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fabio Pinho.