A Defesa Civil do Rio iniciou nesta quarta-feira, 12, as ações de capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção Divulgação
Defesa Civil do Rio inicia capacitação de moradores de comunidade no Engenho Novo
Ação faz parte de projeto para prevenir riscos de alagamentos e deslizamentos
Rio - A Defesa Civil do Rio iniciou nesta quarta-feira, 12, as ações de capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção da Matinha, no Engenho Novo, Zona Norte. Os voluntários receberam informações sobre gerenciamento de rios e desastres e os estágios operacionais da cidade divulgados pelo Centro de Operações da Prefeitura.
Ao todo, 53 núcleos já foram instalados na cidade. A ação faz parte da estratégia de habilitação da população que reside em comunidades e outros locais sujeitos a riscos de alagamentos ou deslizamentos. Os voluntários também aprendem sobre a estrutura da Defesa Civil e a relevância da percepção de risco por parte da população.
Entre outros ensinamentos da capacitação está o significado de cada um dos estágios operacionais (normalidade, mobilização, atenção, alerta e crise), além da importância de órgãos como o Alerta Rio e dos equipamentos que são usados para o monitoramento da chuva, como o radar meteorológico e os pluviômetros.
De acordo com a Defesa Civil, os voluntários ainda aprenderão sobre o Suporte Básico de Vida (SBV), um conjunto de medidas voltadas à redução do dano ou do risco de morte associado a eventos cardiovasculares, e outras medidas de primeiros socorros. Segundo o órgão, a população engajada se torna parceira da Defesa Civil durante ocorrências emergenciais, principalmente em período de chuvas fortes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.