Com baixo estoque, laboratórios sugerem testes só para casos graves Marcos Porto/ Agência O DIA

Rio - O estado do Rio de Janeiro recebeu na noite de quarta-feira (12) 2,5 milhões de testes rápidos contra a covid-19. Desse montante, 900 mil foram repassados para a cidade do Rio de Janeiro, e outros 1,66 milhão para o restante dos municípios. O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é que o reforço na quantidade de testes ajude a ampliar a capacidade. A partir de sexta-feira (14), as unidades administradas pelos estado passam a fazer até 5.800 mil testes diários de antígeno - o swab nasal.
Atualmente há nove centros de testagem da rede estadual, a maioria em UPAs (veja a lista no fim da matéria). No sábado está prevista a abertura do décimo, na UPA do Colubandê, em São Gonçalo. Nesses postos estaduais, é obrigatório fazer o agendamento prévio no site (agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame). Lá, você escolhe a unidade estadual de saúde de preferência, a data e o horário. Até a manhã de quinta-feira, havia pouco mais de 6 mil vagas para sexta e sábado.
Atualmente, as UPAs têm capacidade de fazer cerca de 3 mil testes por dia. Com a chegada das remessas, passará para 5,3 mil. A expectativa é que a capacidade aumente para até 8 mil testes a partir da semana que vem, o que pode ajudar a desafogar centros de testagem do município.
"O processo está um pouco mais rápido e a expectativa é de que, a partir de semana que vem, a gente consiga fazer 8 mil testes diários. É uma ação complementar aos municípios, que tão recebendo ao todo 2,5 milhões de testes", disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, em entrevista ao 'Bom Dia, Rio', da TV Globo. Chieppe afirmou que a sobrecarga no site, que gerou confusão nos pacientes no início da semana, já foi corrigida. "O problema não é no sistema de agendamento, mas é a grande procura. Todo mundo quer agendar, ir no centro de testagem, não pegar fila e receber o resultado rápido. Estamos ampliando o número de agendamentos. Mas quem não conseguir agendar pode procurar os postos usuais de saúde, centros municipais, para fazer o seu teste", disse Chieppe.
O estado tem atualmente nove centros de testagem, todos funcionando das 8h às 18h. No Hospital Estadual Doutor Ricardo Cruz (Nova Iguaçu), há 800 testes por dia; no IASERJ (Maracanã), 200 testes por dia; no Complexo Esportivo Célio de Barros (Maracanã), 1.300 testes diários, o maior da rede estadual; as UPAs de Bangu, Campo Grande, Jacarepaguá, Marechal Hermes, Penha e Tijuca têm 500 testes disponíveis por dia. 
Nos centros de testagem organizados pelo município do Rio, não é necessário agendamento prévio. Clínicas da família e centros municipais de saúde têm realizado, em média, 41 mil testes de covid-19 diariamente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além desses postos fixos, outros 13 polos foram abertos pela rede municipal, em diferentes pontos da capital.