Inauguração de Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa em Duque de CaxiasDivulgação

Rio - O Governo do Rio inaugurou, nesta sexta-feira, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR) de Duque de Caxias. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a abertura celebra o dia nacional de combate à intolerância religiosa.
Segundo a secretaria, o núcleo irá oferecer atendimento social e psicológico às vítimas de violência, além de acompanhamento jurídico dos casos. "Nada é tão importante quanto a liberdade para que cada um possa manifestar sua respectiva fé. Um equipamento deste demonstra que o Rio de Janeiro é plural e abraça todos os credos", falou o governador Cláudio Castro.

Esta é a sexta unidade do programa direcionado para a prevenção e combate à intolerância religiosa. Desde outubro outras duas unidades foram inauguradas em Miguel Pereira e Petrópolis. Com a abertura do núcleo de Duque de Caxias, o número de espaços de atendimento às vítimas de intolerância atinge o crescimento de 50% nos últimos meses.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, a inauguração mostra a necessidade de se posicionar diante de casos de intolerância. "Sob a gestão do governador Cláudio Castro estamos mostrando que a Intolerância não terá lugar no Rio de Janeiro. Chegamos à sexta unidade do NAVIR, somando mais de 200 atendimentos em três anos", afirmou Quintal.

A inauguração desta sexta contou com a presença de representantes de religiões de matrizes africanas, católicos e evangélicos, além do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Caxias, Marcus Vinicius Guimarães, e do superintendente de Liberdade Religiosa do Estado, Justino Carvalho.