Moradores fazem protesto na comunidade do JacarezinhoREPRODUÇÃO DE VIDEO

Rio - Moradores do Jacarezinho fizeram um protesto, na tarde deste sábado (22), após denúncias de excessos por parte de alguns policiais militares na sexta-feira (21), segundo dia de ocupação na comunidade desde a implantação do Cidade Integrada. O programa foi detalhado sábado pelo governador Cláudio Castro (PL).
Moradores e membros de coletivos locais caminharam pelas ruas da comunidade com o cartaz 'Paz sem voz é medo'.
Na sexta-feira (21), um vendedor ambulante morador do Jacarezinho afirmou ter tido a casa invadida por policiais militares. Segundo ele, o dinheiro que guardava em casa sumiu, e roupas foram reviradas. No mesmo dia, durante uma visita à comunidade, o governador Cláudio Castro e o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, comandante da Polícia Militar, instalaram um espaço de ouvidoria da PM, para que denúncias de supostos excessos sejam compartilhadas pelos moradores.
"Ontem mesmo (sexta) a gente teve uma demanda. A comunidade apontou possíveis exageros da Polícia Militar e ontem mesmo o secretário Luiz Henrique colocou dentro da comunidade um posto de ouvidoria da Polícia Militar, para que quem cometer excessos seja punido", destacou o governador.
"Desde a primeira fase da operação, a 1ª Delegacia Judiciária de Polícia Militar já estava de prontidão para receber qualquer denúncia da comunidade, em caso de excessos cometidos por algum policial militar; ações essas que não compactuamos. Não é isso que é passado ou treinado. Realmente ontem, no final da noite tivemos uma troca de tiros, pois a comunidade está em processo de estabilização. Em relação às denúncias que chegarem, todas serão apuradas. Teremos uma reunião de moradores da comunidade na quarta-feira (26) com o corregedor da Polícia Militar. Queremos ter essa interlocução, pois é importante para todos", disse Luiz Henrique Pires, comandante da PM.