Na primeira etapa, serão recuperadas a Cidade das Crianças e as quadras poliesportivasFabio Costa/Agência O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Conservação do Rio (Seconserva) iniciou nesta quarta-feira (16), as obras de revitalização do Parque do Flamengo, que vai do Centro à Zona Sul do Rio. Os trabalhos serão realizados em quatro etapas e, na primeira, serão recuperados o espaço infantil conhecido como Cidade das Crianças e as quadras poliesportivas. A previsão de conclusão das obras é para o início do segundo semestre.

"A gente tem uma cidade que passou quatro anos sem qualquer tipo de manutenção. É uma cidade quase a ser reconstruída. É óbvio que a gente intensifica esse trabalho agora, depois de um ano de muitos ajustes para organizar a casa. O Aterro do Flamengo é um dos orgulhos, dos símbolos dessa cidade, é um parque tombado que serve de área de lazer para muita gente. É um parque muito democrático e está em um estado de abandono muito grave. Vamos recuperar o Aterro do Flamengo e devolvê-lo com qualidade à população", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Na fase inicial, também serão feitos outros serviços, como a recuperação de pisos em pedras portuguesas, saibro e concreto; manutenção de balizadores, guarda-corpos e grampos de proteção para calçadas; plantio de grama e reposição de bancos e mesas em concreto. Paralelamente, foi firmado um contrato exclusivo para a reforma dos campos de grama sintética.

"Há mais de dez anos o Parque do Flamengo não passava por uma revitalização desse porte. O restauro da Cidade das Crianças, por exemplo, atende a um pedido antigo da população e devolve uma área de lazer que marcou a infância de muita gente", destacou a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

As próximas fases da revitalização incluem a restauração do Coreto Estrela e a manutenção dos pavimentos da ciclovia e da pista de skate. Também estão previstas a recuperação do entorno do Monumento a Estácio de Sá, do Museu Carmem Miranda, do Pavilhão Japonês e do anfiteatro, bem como das passagens subterrâneas da Avenida Rui Barbosa e das ruas Tucumã e Dois de Dezembro. Na altura do Museu de Arte Moderna, serão recuperados o Jardim de Ondas e o espelho d’água em frente ao museu.

A iluminação do Aterro do Flamengo também passou por revitalização, por meio do programa Luz Maravilha, uma Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar todos os pontos de iluminação do município até dezembro de 2022. Os pontos da Avenida das Nações Unidas e das avenidas da Praia de Botafogo e da Praia do Flamengo já foram totalmente contemplados, assim como as luzes da ciclovia.

As passagens subterrâneas, as orlas do Flamengo e de Botafogo, além da ciclovia de Botafogo também serão beneficiadas pelo programa. No momento, a iluminação do acesso às passagens subterrâneas está em processo de modernização. A iluminação dos pontos do Aterro, principalmente das passagens subterrâneas, será modernizada com projeto para minimizar os danos causados pelo vandalismo. Os pontos de luz do Aterro já são de LED.

"Iniciar a nova fase da Subprefeitura da Zona Sul com as obras de recuperação do Parque do Flamengo é motivo de alegria e de responsabilidade. Essa é uma demanda antiga e a nossa gestão está empenhada em devolver para a população o parque, que também é símbolo da paisagem e referência para moradores e turistas. Tenho a certeza de que o Parque do Flamengo voltará a ficar lindo, conservado e motivo de orgulho para todos nós", declarou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.

Parque do Flamengo

Idealizado por Lotta de Macedo Soares, o Parque do Flamengo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. O projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx e a concepção urbanística, de Affonso Eduardo Reidy. O Aterro do Flamengo é conhecido por ser um dos maiores complexos de lazer da cidade, com uma área que vai do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, até o início da praia de Botafogo, passando pelos bairros da Glória e do Flamengo. O espaço costuma ser procurado para a prática de esportes como caminhada, corrida, bicicleta, skate e patins. As pistas do Aterro ficam fechadas aos domingos, das 7h às 18h.