Quadra da Unidos do Jacarezinho, na entrada da comunidade, recebeu grande públicoFábio Costa / Agência O Dia

Rio - Moradores da comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte, receberam ontem uma ação social promovida pelo Governo do Estado. O evento faz parte do Programa Cidade Integrada e levou diversos serviços para dentro da quadra da Acadêmicos do Jacarezinho. Entre as ofertas,  estava a 2ª via de documentos, corte de cabelo, atividades infantis, suporte ao empreendedor local e banco de empregos. O governador Cláudio Castro participou da ação.
O evento também ocorreu na comunidade da Muzema, na Zona Oeste. Foram, ao todo, 4.010 atendimentos realizados nos estantes montados nas duas comunidades das zonas Norte e Oeste. A maior procura foi pelos moradores das duas comunidade foi a emissão de 2ª via de identidade.
"A realização de ações como essa é a prova de que o Estado está presente. Estamos há mais de uma semana aqui com ações que vão transformar a vida da população, começando pela limpeza dos rios Jacaré e Salgado, que sofrem abandono de décadas. É a prova de que não é só a polícia aqui dentro. Essa é a terceira vez que venho aqui nos últimos dias. Vou continuar acompanhando de perto", afirmou o governador Cláudio Castro, que acompanhou a ação.
Segundo o Governo do Estado, o projeto foi criado para facilitar a vida dos moradores que precisam atualizar documentos e promover a reinserção familiar, inclusão ao mercado de trabalho e acolhimento social.
Para ofertar os serviços, foi montada uma estrutura no interior da quadra da Acadêmicos do Jacarezinho. Serviços como a segunda via de documentos contaram com a presença de funcionários do Detran-RJ. Já a Secretaria das Cidade, ofereceu a possibilidade da regularização de imóveis. A AgeRio (Agência Estadual de Fomento) ofereceu ajuda aos empreendedores locais.  
Também participaram da ação funcionários da Secretaria de Trabalho e Renda, que levaram oportunidades de emprego para os moradores da comunidade através dos serviços do Sine (Sistema Nacional de Emprego). A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos esteve no evento para oferecer cursos de capacitação do programa Desenvolver Mulher, que abre novas turmas a partir de fevereiro. A iniciativa é voltada para mulheres  com idades entre 16 e 30 anos e que são chefes de família.
Corte de cabelo e diversão
Os moradores que quiseram mudar o visual durante a ação contaram com o suporte de equipes do Senac RJ. A escola ofereceu gratuitamente cortes de cabelo masculino e feminino, massagem e revitalização facial. As crianças tiveram jogos educativos, como jogo da velha, caixa das sensações, jogo da memória, entre outros, promovidos pelo Sesc RJ. 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.