Na foto, Guilherme Gusmão, 7 anos, antes de tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio começa, a partir da semana que vem, uma campanha de busca ativa dentro das escolas por crianças não vacinadas contra a covid-19. A ideia acelerar a taxa de adesão da imunização infantil, que ainda é de 40%, bem abaixo do esperado. As aulas voltam na próxima segunda-feira (7), e a vacinação, apesar de recomendada, não é obrigatória para o aluno da rede municipal.
"A partir da semana que vem a gente começa uma busca com as crianças que já voltaram a estudar. A Secretaria de Educação vai distribuir uma ficha para os pais preencherem sobre a situação vacinal da criança, e a gente vai agendar a vacina na própria escola, com a autorização dos pais. A gente começa isso a partir da semana que vem e a campanha vai ao longo do mês de fevereiro todo", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em entrevista ao 'Bom Dia Rio', da TV Globo.
Segundo Soranz, a ideia é fazer essa busca ativa também em algumas escolas estaduais e da rede privada. Com as escolas federais ainda não houve acordo.
A taxa de adesão à vacinação infantil, a menor entre as campanhas vacinais da história do Rio, é ponto de preocupação da prefeitura. A cidade tem cerca de 560 mil crianças entre 5 a 11 anos, ou seja, aptas a se vacinar. Até agora, cerca de 161 mil foram imunizadas; faltam ainda cerca de 498 mil.
Depois de interromper a vacinação por falta de doses na última terça-feira (1º), a Prefeitura voltou a imunizar as crianças nesta sexta-feira (4). Hoje e sábado (5) crianças de 6 anos ou mais serão vacinadas. Na segunda (7), dia da volta às aulas, será a vez das meninas de 5 anos; terça (8), meninos de 5 anos; quarta (9), meninos e meninas de 5 anos.
A vacinação infantil no Palácio do Catete, na Zona Sul do Rio, teve grande movimentação e procura de pais nesta sexta-feira. O funcionário público Fábio de Mendonça Santos levou a filha Julia Almeida de Mendonça Santos, 6 anos, para se vacinar. Usando um vestido da Super-Mulher, ela mostrou que, assim como a personagem, também tem uma super-força.
"Acaba que sente um pouco de medo, mas ao longo do ano ela foi vendo a gente sendo vacinado, então já estava ciente que isso era algo importante. Na hora da vacina ela não chorou e já está pronta para a segunda dose", disse o pai orgulhoso. A segunda dose da menina será no início de março. Para Fábio, esse foi o momento ideal da filha se vacinar, já que as aulas retornam no modelo presencial na próxima segunda-feira (7).
Na foto, Guilherme Gusmão, 7 anos, antes de tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 - Reginaldo Pimenta/Agência O Dia
Na foto, Guilherme Gusmão, 7 anos, antes de tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19Reginaldo Pimenta/Agência O Dia
Outro que ganhou o selo de 'super-coragem' foi Guilherme Gusmão, de 7 anos. Também consciente da importância da vacina, o menino chegou bastante seguro ao local de vacinação. "Teve muita conversa com ele para que chegasse com coragem e segurança. Mesmo animado, na hora de vacinar deu aquela choradinha, normal, mas passou logo", disse o pai do menino, Henrique Gusmão.
Assim como a Julia, Guilherme vai retornar nos próximos dias para a escola. "Estamos bem confiantes com a segurança da escola, lá o uso de máscara é bem rigoroso e com a vacina vai proteger ainda mais", contou Henrique.
Por causa da procura, o tempo de espera no período da manhã estava entre 1 a 2 horas. O pai da Julia observou que sentiu falta de uma recreação, ou alguém fantasiado de algum personagem, para que as crianças pudessem se distrair durante a espera.
Metrô dá passagem de graça para crianças no dia da vacinação
O MetrôRio lançou uma promoção para estimular adesão à campanha da vacina infantil: crianças de 5 a 11 que estiverem indo ou voltando da vacinação não pagarão a tarifa. Para isso, basta apresentar um documento de identidade e o comprovante de vacinação. A promoção não se estende aos responsáveis.
Nesta sexta-feira, a Prefeitura do Rio reinaugurou o ponto de vacinação no Museu Aeroespacial de Campos dos Afonsos, na Zona Oeste. O sistema de vacinação é drive-thru - pacientes a bordo de veículos podem ser atendidos. O ponto de vacinação funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado de 8h ao meio-dia.