Fiocruz detecta mais um caso da subvariante da Ômcron no BrasilReprodução

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, no início da noite desta sexta-feira (4), que identificou na capital fluminense dois casos da subvariante da ômicron chamada BA.2. Especialistas suspeitam que essa subvariante seja ainda mais transmissível do que as anteriores. No entanto, a secretaria afirmou que ainda não há motivo de preocupação e que continua a fazer o sequenciamento do coronavírus.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que também identificou um caso da variante BA.12 no estado do Rio e um em Santa Catarina. No entanto, a SES informou que não sabe se este seria o terceiro caso em território fluminense ou um dos dois identificados anteriormente. 
A SES alega que após a Ômicron se tornar a variante predominante em circulação no estado, o sequenciamento genômico passou a ser realizado apenas para monitoramento das mutações do vírus SARS-CoV2. "Não há, até o momento, nenhum estudo que aponte as subvariantes da Ômicron como mais transmissíveis ou agressivas", declarou a pasta.
Outros dois casos foram confirmados no país, em São Paulo, segundo o Ministério da Saúde. Autoridades de saúde do Rio ainda não sabem se essas pessoas estiveram recentemente em algum desses locais.
"A Secretaria reforça a importância da complementação do esquema vacinal contra a Covid-19 e a manutenção das medidas de enfrentamento, como o uso de máscara, lavagem das mãos e evitar locais com aglomeração", diz a nota.