Prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa (PP), conhecido como Alan BombeiroReprodução/Instagram

O prefeito de Mangaratiba, Alan Campos da Costa (PP), conhecido como Alan Bombeiro, e o vice-prefeito, Alcimar Moreira Carvalho (Patriota), conhecido como Chicão da Ilha, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político-econômico nesta sexta-feira, 11. A decisão do juiz Richard Robert Fairclough, da 54ª Zona Eleitoral de Mangaratiba, também tornou Alan Bombeiro inelegível por oito anos. As informações são da TV Globo.
Thiago dos Santos e Rodrigo Ferraz, que concorreram aos cargos de prefeito e vice pelo Podemos, na eleição de 2020, sugeriram a Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Segundo a TV Globo, eles argumentam que houve a contratação de cargos comissionados e temporários durante o ano eleitoral de 2020, que, além de causar exagero de despesas com pessoal, tiveram como único e exclusivo objetivo a captação de votos para a reeleição.
Documentos obtidos pelo Ministério Público indicaram a contratação de pessoal para 1.077 cargos comissionados, além de 745 servidores temporários de forma irregular e sem comprovação de necessidade. "Não se justifica a 'urgência' na contratação deste quantitativo de servidores em tão pouco tempo, quantitativo, inclusive que ultrapassa o número de servidores concursados", afirmou o juiz em um trecho da decisão.
Marcello Rosa, presidente do Partido Progressistas, informou que a sigla e o prefeito de Mangaratiba ainda não foram citados oficialmente, mas irão recorrer da decisão de primeira instância. "Quando se recorre para um Tribunal Superior, existe uma medida suspensiva da decisão anterior", disse Marcello. E acrescentou: "O prefeito continua no cargo até transitar e julgar todo esse processo".