Neste sábado, o estado do Rio registrou 105 mortes e 9.855 casos de covid-19 nas últimas 24 horasReprodução

Rio - O estado do Rio de Janeiro registrou, neste sábado, 105 mortes e 9.855 casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram confirmados 70.773 óbitos e 1.914.945 casos provocados pela doença no estado. Os dados são do Painel Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) às 17h de hoje.
Segundo a secretaria, 1.809.502 pacientes se recuperaram do coronavírus desde o começo da crise sanitária. No último período, foram 6.216 recuperados. A pasta também informou que a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria Covid está em 37,5%, enquanto a taxa de ocupação UTI Covid contabiliza 54,1%.
Baixo risco para covid-19
A 68ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio voltou para a bandeira amarela, de baixo risco para covid-19. A análise faz a comparação da quinta semana epidemiológica deste ano (30 de janeiro a 05 de fevereiro), com a terceira (16 a 22 de janeiro).
O mapa mais recente apresenta uma melhora nas regiões Metropolitana I, que saiu da bandeira laranja (risco moderado) para bandeira amarela (baixo risco) e Serrana, que estava em bandeira vermelha (risco alto) e agora aparece em bandeira laranja (risco moderado).
As regiões Metropolitana II, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande permaneceram com bandeira amarela (risco baixo). As regiões Médio Paraíba, Centro Sul e Norte continuam em bandeira laranja (risco moderado). Apenas a região Noroeste se mantém em bandeira vermelha (risco alto).
No período analisado, as internações tiveram uma redução de 71,34%, saindo de 1.267 para 363. Já os óbitos caíram 30,21%. Os indicadores apontaram que, no período de 1º a 8 de fevereiro, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR realizados em unidades de saúde de todo o estado foi de 50%. Nesta quinta-feira (10), a taxa de ocupação de leitos para covid-19 estava em 55% para UTI e 41% para enfermaria.
"Esta edição do mapa de risco consolida ainda mais a queda dos indicadores da Covid-19, mostrando que a Ômicron já atingiu o pico e agora está em queda sustentável na maior parte das regiões do estado. Nas regiões Norte e Noroeste, ainda estamos com o alerta ligado e, para isso, abrimos dois centros de testagem, um na UPA Campos e outro no Centro Poliesportivo de Itaperuna", ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.