Gil homenageou seus antecessores e contou sobre sua trajetória durante discursReprodução

Rio - O cantor e compositor Gilberto Gil tomou posse como membro "imortal" da Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite desta sexta-feira (8), aos 79 anos. O evento aconteceu no Petit Trianon, no Centro do Rio.


Gil foi eleito em novembro do ano passado para a cadeira 20 da ABL, quando recebeu 21 votos favoráveis dos 34 possíveis. O cantor fez um discurso combinando a história dos seus antecessores de cadeira e sua trajetória pessoal. Além disso, lembrou que é o primeiro representante da música popular brasileira a tomar posse na academia.

"Entre tantas honrarias que a vida generosamente me proporcionou essa tem para mim uma dimensão especial, não só porque aqui é a casa de Machado de Assis, um escritor universal, afrodescendente como eu, mas também porque a ABL, fundada em 20 de julho de 1897, representa mesmo para quem a critica a instância maior que legitima e consagra de forma perene a atividade de um escritor ou criador cultura em nosso país", disse o compositor.

E completou "Poucas vezes na nossa história republicana o escritor, o artista, o produtor de cultura, foram tão hostilizados e depreciados como agora. Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da Internet, e a questão merece a atenção dos nossos educadores e homens públicos".

Com a posse, o cantor vai suceder o acadêmico Murilo Melo Filho, que faleceu em maio de 2020. Murilo foi advogado, escritor e um dos grandes nomes do jornalismo no Brasil.

O ícone da música brasileira é o segundo negro a ocupar uma cadeira na Academia, o primeiro foi o escritor e Domício Proença Filho, que foi presidente da ABL em 2016 e 2017. A cadeira 20 tem como patrono Joaquim Manuel de Macedo, e o fundador foi Salvador de Mendonça. Também a ocuparam Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

A posse contou com a presença de autoridades, como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A atriz Fernanda Montenegro, empossada como "imortal" na Academia no dia 25 de março deste ano, esteve presente na cerimônia, assim como Regina Casé e Fernanda Torres. A esposa e a filha de Gilberto, Flora e Preta Gil, também compareceram ao evento com outros familiares do cantor e compositor.

A posse de Gilberto Gil foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da instituição no Youtube.