Ex-governador vai ser transferido de volta à Bangu após oito mesesReprodução/TV Globo

Ao lado de cinco outro detentos, o ex-governador Sérgio Cabral foi transferido na noite desta terça-feira (3) para o Complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, onde ficará preso em Bangu 1. O comboio, formado por furgões da Polícia Militar e do Batalhão de Choque, deixou a Unidade Prisional da PM (UPPMERJ), em Niterói, por volta das 21h30 e chegou ao destino às 22h.
A transferência foi uma ordem da Vara de Execução Penal (VEP), publicada nesta terça-feira (3), pelo juiz Bruno Monteiro Rulière, da Corregedoria do Sistema Prisional, após a corregedoria da PM encontrar na cela onde estava o governador uma série de irregularidades e vestígios de tratamento diferencial aos detentos. Cabral e o grupo ficarão em isolamento cautelar em Bangu 1 por 10 dias antes de serem realocados em novas celas.
"Essa situação acaba por revelar, ainda que de forma momentânea, a inadequação da permanência destes presos na UPPMERJ, que se cuida de estabelecimento penal militar que apresenta ambiência absolutamente diversa das demais unidades prisionais do Estado", disse o juiz em seu despacho.
A denúncia de irregularidades na cela onde estavam o ex-governador e os demais detentos foi feita pelo "Fantástico", da TV Globo. Uma batida da corregedoria da PM encontrou R$ 4 mil em dinheiro, cigarros de maconha, celulares e notas fiscais de um restaurante árabe.
Cabral dividia a cela com o tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, condenado pela morte da juíza Patrícia Acioli e mais quatro PMs: cabo Mauro Rogério Nacimento de Jesus, tenente Daniel dos Santos Benitez Lopez, capitão Marcelo Queiroz dos Anjos e capitão Marcelo Baptista Ferreira.