Até o dia 29 de maio, a Cinemateca do MAM exibe os filmes do International Uranium Film Festival. Desde 2011, o festival, dedicado a todos os assuntos da energia nuclear, já aconteceu em sete países e dezenas de cidades, incluindo Berlim, Hollywood e Nova York, com mais de 60 mostras internacionais.
Nesta edição, o evento montou um catálogo com 40 “filmes atômicos”, de 21 países, entre documentários e ficções, incluindo filmes de animação e experimental, nacionais e estrangeiros, contando com a presença de Lech Majewski (estrela internacional do cinema polonês), José Herrera e Jaime García da Espanha, Miguel Silveira (Brasil/Estados Unidos) e outros.
Programação de domingo, 22/05
Às 15h - África do Sul: vilarejos tóxicos (Afrique du Sud: Townships Toxiques) de Martin Boudot. França, 2018. 53min. Legendas em português.
Bretanha radioativa (Bretagne Radieuse) de Larbi Benchiha. França, 2019. 52min. Legendas em português.
Às 17h - Na sombra do Tugtupite (In the Shadow of the Tugtupite) de Inuk Jørgensen. Groenlândia, 2020. 7min. Legendas em português.
Urânio amaldiçoado (L’uranium de la Colère) de Martin Boudot. França, 2021. 50min. Legendas em português.
O retorno do menino Navajo (The Return of Navajo Boy – update!) de Jeff Spitz. Estados Unidos, 2000/2011. 71min. Legendas em português.
International Uraniun Film Festival
Cinemateca do MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo – Auditório Cosme Alves Netto
De quinta a domingo.
Sessões a partir das 15h.
Ingressos gratuitos em www.mam.rio/ingressos