Rio - O Instituto de Segurança Pública (ISP) registrou, entre os meses de janeiro e maio, menos 151 casos de roubos de rua no Jacarezinho, Zona Norte do Rio. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 29,2% desse tipo de crime na região desde a ocupação na comunidade. A análise do instituto mostrou também que crimes como homicídios, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e assassinatos por policiais militares foram reduzidos praticamente pela metade. Segundo o ISP, o índice caiu de 15 para oito casos, de janeiro a maio, comparando também com o mesmo período do ano passado.
"Estamos no caminho certo. A segurança pública é parte importante do projeto Cidade Integrada, pois garante a chegada de todos os outros serviços para comunidade. Sem dúvida, é uma conquista e tanto", disse o governador Cláudio Castro.
Para chegar nesses resultados, o Instituto de Segurança Pública observou os registros de ocorrência do Jacarezinho e dos bairros distantes até um quilômetro e meio da região. Nessa área, estão compreendidos os bairros do Jacaré, Maria da Graça, Del Castilho, Cachambi, Manguinhos, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Higienópolis, Rocha, Riachuelo, Benfica, Engenho Novo, Méier e Bonsucesso.
"Foram analisados raios diferentes para entender a dinâmica e o reflexo do crime na região do Jacarezinho e arredores e, percebemos que, independentemente do raio, assaltos e assassinatos seguem em queda", explicou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.
Crimes em baixa no Estado
O Rio de Janeiro registrou, mais uma vez, redução nos crimes de homicídios dolosos (intencionais). Em maio a diminuição foi de 21% em comparação com o mesmo período de 2021. Foi o menor valor para o mês dos últimos 31 anos. Nos cinco primeiros meses de 2022, o indicador estratégico também apresentou diminuição, de 17%.
A letalidade violenta (que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado) reduziu 9% em maio de 2022 em relação a maio de 2021 e 20% no acumulado contra o mesmo período do ano anterior. As mortes por intervenção de agente do estado diminuíram 22% nos cinco primeiros meses deste ano.
Um dos crimes que continua apresentando redução é o roubo de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular): de janeiro a maio de 2022, houve 15% de diminuição, ou seja, foram menos 4.570 roubos em comparação ao mesmo período de 2021. Nos crimes contra o patrimônio, os roubos de veículos e os roubos de carga também registraram reduções expressivas no mesmo período, de 10% e 13%.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.